Portal de Conferências da Unicap, v. 2, n. XXIII, 2021: Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap

Tamanho da fonte: 
ENTRE AS TRILHAS E PERSPECTIVAS DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: OLHARES POSSÍVEIS AOS SEUS LETRAMENTOS E OS ASPECTOS SOCIODISCURSIVOS DA LINGUAGEM
Manuela Solange Santos de Jesus

Última alteração: 2021-05-06

Resumo


Diversas pesquisas têm se debruçado, ao longo do tempo, em livros didáticos (LDs) destinados ao ensino-aprendizagem de línguas, em especial no que tange à língua portuguesa. Considerado como exemplo de instrumento orientador da prática pedagógica do professor em sala de aula (RANGEL 2015), e passível de veicular modelos de letramentos, tanto à docentes quanto à discentes, o livro didático também pode ser interpretado como grade de produção de sentido, sendo portador/disseminador de discursos diversos, permeado por convergências e/ou divergências sociais. Nesse sentido, busca-se, em tal pesquisa, investigar os letramentos propostos em livros didáticos de Língua Portuguesa destinados aos anos finais do ensino fundamental, mais especificamente à turmas do 8º e 9º ano, passíveis de sentidos e/ou interpretações sociodiscursivas, levando em conta muitas vezes, o viés histórico conjuntamente com as experiências humanas. Para tanto, serão delimitadas duas coleções de LDs adotadas e distribuídas por uma escola da educação básica no município de Amargosa-BA, conforme o Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2017 a 2019 e 2020 a 2023. Como construto de tese de doutorado acadêmico, no bojo da Linguística Aplicada, faz-se uso de referenciais teóricos no campo dos Estudos dos Letramentos (MAGALHÃES, 2012; FERREIRA, 2014; JESUS e CARBONIERI, 2016; KALANTZIS, COPE e PINHEIRO, 2020), Estudos Críticos do Discurso (MELO, 2012; FAIRCLOUGH, 2016; VAN DIJK, 2018), além de trabalhos que tematizem sobre Livros Didáticos de Língua Portuguesa, como os desenvolvidos por Bunzen (2005, 2014, 2020) e Silva e Pereira (2018), entre outros pressupostos teóricos relevantes ao recorte temático delimitado. A orientação teórico-metodológica que mais se adequa a pesquisa é a de cunho qualitativo, de caráter documental/bibliográfico, haja vista a possibilidade de construir interpretações à medida que os dados particulares recolhidos se agrupem e estabeleçam significados. Sua análise será baseada nos procedimentos da triangulação de diversas categorias que podem emergir dos dados encontrados. Ao entendermos a língua como protagonista, observa-se em tal trabalho, a importância em se debruçar sobre LDs de língua portuguesa, a fim de discutir sobre como tal material se inscreve na inter-relação entre as práticas letradas e os possíveis fenômenos sociodiscursivos da linguagem capazes de impactar modos, espaços e situações a qual estamos constantemente imersos.

Palavras-chave


Discurso; Letramentos; Língua Portuguesa; Livros didáticos.

Referências


BUNZEN, C. Construção de um objeto de investigação complexo: o livro didático de língua portuguesa. Revista Estudos Linguísticos XXXIV. Campinas, SP, 2005. (p. 557 - 562).

BUNZEN, C. Análise de livros didáticos de português no campo da Linguística Aplicada: possibilidades e desafios. In: GONÇALVES, Adair V.; SILVA, Wagner R.; GÓIS, Marcos L. de S. (Orgs.) Visibilizar a Linguística Aplicada: abordagens teóricas e metodológicas. Campinas, SP: Pontes, 2014. (p. 269-292)

BUNZEN, C. (Org.) Livro didático de português: políticas, produção e ensino. São Carlos: Pedro & João, 2020. (versão em e-book)

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. 2ª ed. Brasília: UnB, 2016.

FERREIRA, A. de J. Teoria Racial Crítica e Letramento racial crítico: narrativas e contranarrativas de identidade racial de professores de línguas. Revista da ABPN, v. 6, n. 14, 2014. (p. 236-263)

JESUS, D. M. de; CARBONIERI, D. (Orgs.) Práticas de multiletramentos e letramento crítico: outros sentidos para a sala de aulas de línguas. Coleção Novas Perspectivas em Linguística Aplicada. Campinas, SP: Pontes, 2016.

KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas, SP: Unicamp, 2020.

MAGALHÃES, I. (Org.) Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012.

MELO, I. F. de (Org.) Introdução aos estudos críticos do discurso: teoria e prática. Campinas, SP: Pontes, 2012.

RANGEL, E. de O. Livro Didático de Língua Portuguesa para a Educação Básica: Problemas e perspectivas. In: BUNZEN, C. dos S. (org) Livro Didático de Português: políticas, produção e ensino. São Paulo: Pedro & João, 2015.

SILVA, S. B. B. da; PEREIRA, J. N. (Orgs.) Língua Portuguesa e Literatura no Livro Didático desafios e perspectivas. Campinas, SP: Pontes, 2018.

VAN DIJK, T. A. Discurso e poder. 2ªed. 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018.