Última alteração: 2021-10-21
Resumo
Palavras-chave
Referências
CAIADO, R. V. R. O trabalho com a oralidade em tecnologia digital móvel: debate regrado via WhatsApp. Trabalho apresentado no XXXI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística – ANPOLL. Campinas – SP, 2016.
CAIADO, R.; LEFFA, V. J. A oralidade em tecnologia digital móvel: debate regrado via WhatsApp. Revista Digital Hipertextus. Recife, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, jun. 2017, v. 16, n. 1, pp. 109-133.
CASTRO, S. R. F. A infoexclusão escancarada pela COVID-19 e as atitudes professorais na perspectiva da sociologia das ausências e emergências. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 6, e155020, 2020. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1550. Acesso em: 19 fev. 2021.
COSTA, G. S. dos; XAVIER, A. C.; CARVALHO, A. A. Mobile learning: explorando affordances do celular no ensino de língua inglesa. In: CARVALHO, A. A. A. ; CRUZ, S. ; MARQUES, C. G. ; MOURA, A. ; SANTOS, I. (orgs.). Atas do 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning. Braga: Centro de Investigação em Educação - CIEd. Instituto de Educação, Universidade do Minho - Braga, 2014.
COPE, W.; KALANTZIS, M.. Ubiquitous learning: An agenda for educational transformation. In: COPE, W.; KALANTZIS, M. (org.). Ubiquitous Learning. Chicago: University of Illinois Press, 2010. p. 1-14.
COSCARELLI, C. V.. Navegar e ler na rota do aprender. In: COSCARELLI, C. V. (org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 61-80.
IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. Brasília: IPEA, ago. 2020 (Nota Técnica n. 88).
JUNQUEIRA, E. S. A EaD, os desafios da educação híbrida e o futuro da educação. In: RIBEIRO, A. E.; VECCHIO, P. M. (org.). Tecnologias digitais e escola: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia. São Paulo: Parábola Editorial, 2020. p. 31-39.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e Compreender: os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2006.
LEFFA, V. J.. Fatores da Compreensão Na Leitura. Cadernos do IL, Porto Alegre, v.15, n.15, p.143-159, 1996.
MORAN, J. M.. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A.. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ªed. Campinas: Papirus, 2013.
PAIVA, V. L. M. O.. Manual de Pesquisa em Estudos Linguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
PELISSOLI, L.. Entrevista. In Conhecimento na Palma da Mão. Disponível em:< https://administradores.com.br/noticias/conhecimento-na-palma-da-mao>. Acesso em 24 fev. 2021, 2005.
SANTAELLA, L.. Comunicação Ubíqua: Repercussões na cultura e na Educação. São Paulo: Paulus, 2013a.
____________. Desafios da ubiquidade para a Educação. Revista Ensino Superior UNICAMP. Abril 2013b, v. 1, pp. 19-28.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. Trad.: J. Cipolla Neto, L. S. M. Barreto, S. C. Afeche, São Paulo: Martins Fontes, 1998.