Portal de Conferências da Unicap, v. 2, n. XXIII, 2021: Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap

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LÍNGUA PORTUGUESA E TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS: A UBIQUIDADE DO ENSINO DA LEITURA NA ERA PANDÊMICA
Fábio Albert Mesquita, Roberta Varginha Ramos Caiado

Última alteração: 2021-10-21

Resumo


O mundo e, especificamente, o Brasil foram assolados, no ano de 2020, por uma Pandemia advinda do vírus da COVID-19, o que acarretou uma reinvenção do cotidiano em todas as suas dimensões. Na educação, tivemos que (re)aprender a ensinar e a aprender remotamente, mediados por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), em especial, as Tecnologias Digitais Móveis (TDM). Se por um lado a experiência é muito relevante para professores, por outro lado, deparamo-nos com atos de resistência advindos dos mesmos sujeitos que deveriam caracterizar-se pela reinvenção do cotidiano e promover a abertura para novas experiências pedagógicas e qualificação para elas. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como tema o processo de ensino de Língua Portuguesa em Tecnologias Digitais Móveis durante o período pandêmico. Como objetivo geral, buscamos analisar as contribuições das Tecnologias Digitais Móveis para o ensino de Língua Portuguesa, no eixo da Leitura Compreensiva. Como aporte teórico, utilizamos os estudos de autores como Vygotsky (1998), Koch e Elias (2006), Caiado e Leffa (2017) e Santaella (2013a; 2013b). A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica, objetivando analisar, a partir de uma revisão de literatura, as possíveis contribuições da TDM para o ensino de Língua Portuguesa, no eixo da Leitura Compreensiva, durante o período da Pandemia. Os resultados apontam para uma heterogeneidade de cenários educativos na Pandemia, decorrentes, em certo grau, da infoexclusão. No ensino da leitura, vimos que, embora o uso das Tecnologias Digitais Móveis favoreça a interatividade e a emergência do ensino ubíquo, houve, em grande medida, uma transposição dos modelos tradicionais de ensino para as plataformas digitais. No eixo da leitura compreensiva, apesar do fortalecimento do perfil do leitor ubíquo e dos gêneros textuais multimodais, muitas práticas de ensino ainda permaneceram baseadas em gêneros textuais mais tradicionais e presentes nos livros didáticos.

Palavras-chave


Língua Portuguesa; Tecnologias Digitais Móveis; Ensino da Leitura.

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