Portal de Conferências da Unicap, v. 2, n. XXIII, 2021: Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap

Tamanho da fonte: 
A INTERFACE DOS LETRAMENTOS DIGITAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PARA ALÉM DO TECNICISMO
Ana Paula Domingos Baladeli

Última alteração: 2021-10-21

Resumo


As tecnologias digitais estão cada vez presentes nos processos de ensino e aprendizagem, impactando, consequentemente as práticas de escrita e de leitura. Nesse cenário destacam-se as habilidades dos letramentos digitais como imperativo para a atuação profissional do professor. Para além da mera dimensão técnica e instrumental que reduz à inserção de tecnologias na educação, os letramentos digitais referem-se às práticas de pesquisa, leitura e escrita de textos em diferentes formatos e mídias (GILSTER, 1997). Incluem ainda a autoria e a interação com responsabilidade e ética no ciberespaço (KALANTZIS, COPE, 2008; WARNER, DUPUY, 2018). O objetivo deste estudo é discutir os letramentos digitais no contexto da formação de professores a partir da revisão da literatura sobre o tema. Os resultados indicam que formar professores para o uso pedagógico de tecnologias requer a revisão conceitual sobre o ensino e aprendizagem, análise crítica dos recursos, identificação das possibilidades de interação, debate sobre o impacto das tecnologias na mediação dos conteúdos, e sobretudo, reflexão sobre o papel do professor para atuação crítica no cenário mediado por tecnologias.


Palavras-chave


Letramentos digitais; formação de professores; ensino.

Referências


GILSTER, Paul. Digital literacies. New York, NY: John Wiley & Sons, Inc., 1997.

KALANTZIS, Mary; COPE, Bill. Language education and multiliteracies. In: MAY, S.; HORNBERGER, H. (eds.). Encyclopedia of Language and Education, v.1, Language Policy and Political Issues in Education, p. 195-211, 2008.

WARNER, Chantelle; DUPUY, Beatrice. Moving toward multiliteracies in foreign language teaching: past and present perspectives... and beyond. Foreign Language Annals, v. 51, p. 116-128, 2018.