Última alteração: 2021-05-06
Resumo
O avanço tecnológico trouxe para a sociedade grandes mudanças e, consequentemente, tem exigido transformações, sobretudo, na didática de ensino, mais especificamente quando falamos de ensino de Língua Portuguesa e, consequentemente, acerca das práticas de leitura e escrita na sala de aula. Dessa maneira, o presente trabalho objetiva discutir sobre práticas de leitura, escrita e oralidade na aula de Língua Portuguesa a partir da perspectiva dos multiletramentos e das Tecnologias digitais de Informação e Comunicação (TDICs), conforme Rojo et. al. (2013) e Rojo e Barbosa (2015). Assim, acreditamos que as práticas de ensino que envolvem a comunicação mediada pelo computador e proporcionada pela internet pode configurar-se dentro desse sistema de hipermídia capaz de integrar formatos e linguagens de outros meios com seus padrões e formatações próprias e, assim, funcionar como meios estendidos que oferecem uma gama de possibilidades de ver, ouvir, escrever, falar (ROJO et.al., 2013). Portanto, através de práticas desde o gênero quadrinho até à produção de podcasts, fanfics e outros espera-se trazer contribuições para o desenvolvimento de novas habilidades ao alunado multicultural e é nesse sentido que os multiletramentos e as TDICs na aula de português podem contribuir para o atual contexto de ensino remoto devido à pandemia que estamos vivendo e, também, de forma contínua de hoje em diante.
Palavras-chave
Referências
_____________; BARBOSA, J.P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Párabola, 2015.
MARCUSCHI, L.A. XAVIER, A.C (Orgs). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. 3a edição. 2a reimp. São Paulo: Cortez Editora, 2010.