Portal de Conferências da Unicap, v. 2, n. XXIII, 2021: Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap

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ASPECTOS MULTIMODAIS DA LINGUAGEM DE UMA CRIANÇA AUTISTA NO DIRECIONAMENTO DA ATENÇÃO DO INTERLOCUTOR: UM ESTUDO DE CASO
Fernanda Carolina Paiva dos Santos, Renata Fonseca Lima da Fonte

Última alteração: 2021-10-21

Resumo


Este trabalho teve como objetivo investigar os aspectos multimodais da linguagem de uma criança autista para direcionar a atenção do interlocutor para um foco interativo com base na perspectiva do funcionamento linguístico multimodal. A pesquisa é caracterizada por um estudo de natureza qualitativa do tipo estudo de caso com a participação de uma criança autista de 4 anos. O corpus deste estudo foi composto de interações ocorridas no Grupo de Estudos e Acolhimento ao Espectro Autista (GEAUT). Para transcrição dos dados, utilizamos o software EUDICO Linguistic Annotator, conhecido como ELAN, que é um software gratuito que possibilita realizar as transcrições dos aspectos multimodais da linguagem no tempo exato de sua ocorrência. Os resultados mostraram que, para direcionar a atenção do interlocutor, a criança autista apresentou produção vocal, o gesto dêitico de mostrar e o olhar dirigido para o foco da interação, caracterizando uma atenção direta. A atenção de verificação, possivelmente, esteve também presente nessa cena, pois a criança direciona o olhar para a interlocutora como uma forma de verificar sua atenção. Diante deste trabalho, procuramos apresentar um olhar para aspectos multimodais da linguagem de uma criança autista no direcionamento da atenção do interlocutor em determinado contexto interativo de forma a compreender o funcionamento multimodal da criança autista em inciativas de atenção conjunta.


Palavras-chave


Atenção conjunta; Aquisição da linguagem; Autismo.

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