Portal de Conferências da Unicap, v. 2, n. XXIII, 2021: Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap

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NEOLOGISMOS CRIADOS A PARTIR DA XXI EDIÇÃO DO PROGRAMA BIG BROTHER BRASIL
Larissa Vitória Ferreira de Andrade, Antonina Emanoela Monteiro Santos, Micaely Gomes Pacheco da Silva

Última alteração: 2021-10-21

Resumo


Autoras: Antonina Emanoela Monteiro Santos; Larissa Vitória Ferreira de Andrade; Micaely Gomes Pacheco da Silva.

Orientadora: Profa. Dra. Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento (UFPE-NELD).

 

RESUMO: O neologismo está fortemente relacionado com o aspecto social da linguagem, a partir dessa concepção, elencamos como objetivo principal analisar os neologismos (re)produzidos no contexto das relações sociais ocorridas durante a XXI edição do programa Big Brother Brasil. Para isso, utilizamos como material de análise as postagens da rede social Twitter no período de 25 a 26 de março, destacando as palavras com o uso mais recorrente. Com o intuito de certificar a existência da palavra (forma), ou sentido (semântico), utilizamos o VOLP (vocabulário da língua portuguesa) e o DICIO (dicionário online da língua portuguesa). Verificando também quais os processos de formação de palavras foram utilizados na construção delas. Toda a pesquisa foi embasada nos referenciais teóricos de CARVALHO (2006), BOULANGER (1979), ALVES (2009), PINHEIRO (2014). Inicialmente, a partir da pesquisa e análise do corpus, podemos notar a forte presença de fenômenos neológicos através de um reality, tendo como veículo de propagação as redes sociais, em específico o Twitter. Como foi proposto em nossa análise, observamos que esses neologismos, por serem obtidos a partir da grande criatividade de seus falantes, foram adicionados na competência comunicativa. Sendo assim, acabam incluídos no vocabulário do cotidiano e sujeitados cada vez mais a sofrer mudanças tanto no sentido, quanto na forma. Assim, podendo ocorrer na forma quando se adiciona mais elementos linguísticos neles, e no seu sentido quando são usados em outros contextos.

 

PALAVRAS-CHAVES: Neologismo; Reality show; Twitter

Referências


REFERÊNCIAS

ALVES, Ieda Maria. Neologia e implicações textuais. Anais, João Pessoa, p. 1821-1825, 2009.

BASCULHO. In: DICIO: Dicionário Online de Português. 7GRAUS, 2019. Disponível em: < https://www.dicio.com.br/basculho/ > Acesso em: 31.03.2021.

CARVALHO, Nelly Medeiros de. A criação neológica. Revista Trama, Paraná, v. 2, n. 4, p. 191-203, 2006.

LISBOA, Academia das Ciências de. Vocabulário ortográfico da língua portuguesa, 2018. O vocabulário ortográfico da língua portuguesa, com a chancela da academia das ciências de Lisboa, é um recurso lexicográfico digital de acesso totalmente gratuito. Disponível em: < https://volp-acl.pt/index.php> Acesso em: 31.03.2021.

PINHEIRO, Layane Fonseca de Oliveira. Pente neologismo proveniente de letras de músicas do ritmo funk. 2014. 10 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português e Respectivas Literaturas) - Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em < https //bdm.unb.br/handle/10483/8984> Acesso em: 05.04.2021.

VIGORAR. In: DICIO: Dicionário Online de Português. 7GRAUS, c2019. Disponível em: < https://www.dicio.com.br/vigorar/> Acesso em: 31.03.2021.