Última alteração: 2021-05-04
Resumo
O uso da Internet como facilitador da comunicação tem se mostrado útil em diversas áreas de conhecimento. Com o avanço das conexões e a ampliação do acesso à rede, muitas pesquisas têm voltado seus esforços para o enriquecimento dos ambientes virtuais de aprendizagem. Para que estas mudanças de melhoria aconteçam, está claro que é necessário conhecer o aluno, seus estilos de aprendizagem e as suas necessidades individuais. Nesse sentido, as Trilhas de Aprendizagem, um conjunto integrado, sistemático e contínuo de ações destinadas ao desenvolvimento do aluno, têm sido de fundamental importância no que concerne ao protagonismo do aluno, inclusive em questões avaliativas, principalmente no contexto do ensino remoto e do híbrido. Além disso, as trilhas de aprendizagem se baseiam na teoria das competências de Perrenoud (1999), ou seja, conhecimento teórico e desenvolvimento prático unidos para chegar em um resultado final; além disso, são um excelente instrumento de avaliação formativa e de avaliação para a aprendizagem (PERRENOUD; 1999), uma vez que levam em conta os estilos de aprendizagem e o ritmo de cada aluno. O objeto de nossa pesquisa é mostrar como as Trilhas de Aprendizagem são efetivas na aprendizagem de línguas. Para tanto, nosso corpus constituiu-se de trilhas de aprendizagem criadas por docentes de ensino de Língua Inglesa e Língua Portuguesa, de domínio público, na sua maioria, utilizando recursos multissemióticos, além de aplicativos do Google. Trazemos o aporte teórico pautado na Teoria das Competências (PERRENOUD;1999), (ROJO; 2013); (ROJO; MOURA; 2012; 2019) acerca dos Multiletramentos, da semiótica (SANTAELLA; 2012; 2018; RIBEIRO, 2016). Os resultados da pesquisa em tela apontam para a eficácia do uso das Trilhas de Aprendizagem em ambiente digital, o que nos faz concluir que o uso de tal abordagem é exitosa na aprendizagem de línguas.
Palavras-chave
Referências
PERRENOUD, P. Construir as Competências Desde a Escola São Paulo: Artmed, 1999
ROJO, R. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.
ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.
ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SANTAELLA, L. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. 2. ed. São Paulo: Cengage Learrning, 2017.