Portal de Conferências da Unicap, v. 2, n. XXIII, 2021: Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap

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A literatura comercial como elemento norteador na construção do identitário leitor.
Júlia Maria Correia da Luz

Última alteração: 2021-05-04

Resumo


O descrédito em volta da literatura infanto-juvenil comercial percorre os âmbitos escolar e acadêmico há algum tempo. É perpetuada a ideia de que adolescentes e jovens que consomem esse tipo de obra não são totalmente leitores pois essas não são obras clássicas e, em alguns casos, até consideradas banais. Com o intuito de desmistificar o estigma existente para com a literatura infanto-juvenil, essa pesquisa tem como objetivo analisar o impacto cultural de obras literárias e comerciais voltadas para o público jovem e como essas histórias contribuem para a construção de suas identidades ao longo do crescimento. Temos a intenção, através de uma pesquisa qualitativa, de levantar dados, a partir de enquetes realizadas no Google Formulários, de quais obras são mais relevantes para cada faixa etária e discutir como ela contribui na formação do identitário leitor. Com base no estudo de Vasques (2007), que foi essencial para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi possível refletir sobre as carências e possibilidades na formação do leitor contemporâneo.


Palavras-chave


Literatura; Estigma; Identitário