Políticas das Modalidades

SUBMISSÕES GERAIS

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST1: RELIGIÕES E ARTE

Este ST aborda as relações e interfaces da arte, aqui entendida como um campo de expressões ou linguagens artísticas, seja a música, a literatura, o cinema, a dança, a dramaturgia, a culinária, a moda, as artes plásticas, a iconografia e a arquitetura, em diálogo e conexões com as religiões. Motiva uma reflexão do percurso realizado pelas artes na história e que estão em relação com as diversas expressões religiosas, seus símbolos, signos e ritos, nos quais apresentam o esteio do divino revelado no fazer artístico e na exteriorização dos sentimentos que surgem a partir da experiência com o sagrado. O ST acolhe trabalhos que dialoguem com as variadas manifestações artísticas presentes nas religiões, tanto no ocidente quanto no oriente, seja na cultura religiosa virtual ou nas cerimônias religiosas presenciais, seja na indumentária e seu significado ou nas liturgias que despertam emoção e êxtase, seja na arte que surge do sentimento em relação ao sagrado e ao divino, ou das expressas nas diversas culturas e festas com suas representações simbólicas artísticas.

Coordenadores:

Silvério Pessoa (UNICAP)

Paula Souza (PPGCR)

 

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST2: RELIGIÕES E POLÍTICA

Desde março de 2020 o Brasil e o mundo foram pegos por inesperada doença que, letal, tem ceifado vidas humanas de forma avassaladora. O enfrentamento dessa doença trazida ao convívio do humano por vírus classificado por Covid-19, passou a ser discutido, refletido a partir de algumas perspectivas epistemológicas, tais como de ordem religiosa e política. Assim, Religião e Política estiveram sistematicamente na agenda de um contexto pandêmico expressando diálogos bem como contradições. Sabemos que Religião e Política sempre estiveram envoltas com as transformações acerca das realidades sociais. São dimensões da vida humana que a história testemunha como expressão de movimento, engajamento e contribuição teórica para a compreensão das dramáticas tensões que atravessam o campo religioso, sobretudo, entre cristãos conservadores e progressistas face os contextos os mais diversos. O objetivo desse ST é trazer para reflexão crítica de cunho sócio, político e religiosa, as perspectivas influenciadoras de atitudes que impactam compreensões, e ações quanto ao modo dos brasileiros enfrentarem os seus mais variados contextos para além da pandemia global.

Coordenadores:

Drance Elias (PPGCR)

José Roberto – (FATIN\PE)

Edson Marinho – (PPGCR)

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST3: RELIGIÕES, ESPIRITUALIDADES E EDUCAÇÃO

O ST pretende estimular discussões acerca de estudos e pesquisas que dialogam sobre Religiões, Espiritualidades, Educação, prática pedagógica e Direitos Humanos, em articulação com as Ciências da Religião, com a Teologia e áreas de conhecimentos afins. Nessa perspectiva, destacam-se estudos interdisciplinares intencionando a compreensão das referidas temáticas no espaço público e em diferentes áreas de atuação humana. Planeja-se ainda desenvolver estudos sobre as Religiões, destacando suas aproximações com a Filosofia da Religião, Filosofias de Vida e Ensino Religioso, com foco no currículo, formação docente, processos metodológicos, recursos pedagógicos, em contextos de Diversidades Religiosas, de Gênero e de Relações Étnico-Raciais. O trabalho a ser apresentado poderá destacar pesquisas de natureza teórica ou empírica, conclusas ou fase de conclusão, desde que apresente resultados em articulação com os estudos sobre Religiões, Identidades e Diálogos.

Coordenadores:

Adriana Guilherme Dias da S. Figueirêdo (PPGCR)

Evanilson Alves de Sá (PPGCR)

Wellcherline Miranda Lima (PPGCR)

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST4: RELIGIÕES E CULTURA

O foco desse simpósio é discutir as diferentes formas de comunicação proporcionadas pelas diversas religiões e vivenciadas nos contextos culturais nacionais e internacionais, buscando reunir estudantes e pesquisadores que enxerguem no interior dessas experiências individuais e coletivas, uma pluralidade de abordagens instrumentalizadas por diferentes concepções teórico-metodológicas. Nesse sentido, buscaremos problematizar as expressões culturais, devoções, festas, práticas, celebrações e saberes religiosos, analisando o lugar social de seus participantes e os movimentos de tradução e ressignificação das religiosidades, as relações das festas com os poderes públicos instituídos, os discursos das instituições religiosas, assim como outros temas que nos levam a refletir sobre relações de poder, intolerância religiosa, identidade, memória, educação e outras abordagens que multiplicam os sentidos das festas, religiões e espiritualidades como objeto de estudo e pesquisa da História. Além disso, também vamos analisar os movimentos de intercâmbio cultural nacional e transnacional entre tais expressões, concebendo as religiões e religiosidades como movimentos regionais, nacionais e extranacionais. Por fim, o simpósio também vai abrigar questões que discutam os papeis culturais de gênero nas diversas expressões religiosas, inclusive sua manifestação nos usos do corpo e dos espaços sagrados.

Coordenadores:

Prof. Dr. Carlos André Silva de Moura (UPE)

Profa. Dra. Julia Uzun (UNICAMP\SP)

 

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Jornada de Estudos José Comblin (ISSN 2965-1220)
Universidade Católica de Pernambuco | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-graduação em Teologia (Mestrado)
Rua Almeida Cunha, 245, bloco G4, 8º andar, setor C, Santo Amaro, Recife, PE.
CEP: 50.050-480
Telefone: 81 2119-4026
E-mail: edit.periodicos@unicap.br