Assista ao documentário no YouTube e baixe o arquivo em alta resolução

Veja como foi a sessão de lançamento no Cinema São Luiz, no Recife (PE)

Conheça a equipe de produção do documentário


Produzido em 2019, o documentário Vindas e Vidas conta o drama dos migrantes, a partir da história de quatro famílias que deixaram a Venezuela, devido à crise econômica e humanitária naquele país, e foram acolhidas em Pernambuco. O documentário é resultado de uma parceria entre o Ministério Público Federal na 5ª Região (MPF/PRR5), a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2.

A concepção do projeto levou em conta a relevância e urgência do tema da migração, bem como sua pertinência às atribuições institucionais do MPF, no que diz respeito à proteção dos direitos humanos. Além disso, está alinhado ao trabalho e à ideologia humanística da Unicap e da Cáritas NE2, que têm atuado juntas no acolhimento direto aos refugiados em Pernambuco.

Considerando a necessidade de desconstruir preconceitos e mitos relacionados aos refugiados, com foco na garantia da dignidade do ser humano, o MPF/PRR5, a Unicap e a Cáritas NE2 somaram esforços para produzir este documentário. O projeto não dispôs de orçamento próprio ou destinação específica de recursos das três instituições responsáveis. Todo o trabalho foi desenvolvido a partir do empenho de seus profissionais e do apoio de voluntários. A equipe técnica pode ser conhecida na seção “produção”.

A primeira exibição pública de Vindas e Vidas foi realizada no dia 20 de janeiro de 2020, no Cinema São Luiz, no Recife (PE), com a presença de 700 pessoas e apresentação do acordeonista austríaco Stefan Matl, autor da trilha sonora do filme. O evento, totalmente gratuito, reuniu religiosos, representantes consulares, políticos, operadores do direito, empresários e diversos migrantes e refugiados que vivem em Pernambuco. Na seção “lançamento”, é possível saber os detalhes dessa cerimônia que marcou a estreia da obra.

A ideia inicial das instituições responsáveis pelo projeto era promover outras exibições para provocar a reflexão acerca do tema dos refugiados no Brasil e no mundo. Além da sessão de lançamento, algumas exibições chegaram a ser realizadas em janeiro e fevereiro de 2020.

No entanto, devido à pandemia da Covid-19, os planos precisaram ser alterados e a divulgação do documentário na Internet foi antecipada.

Tanto não seria mais possível promover exibições públicas no curto prazo, devido à necessidade de todos estarem em isolamento social a fim de conter o avanço do coronavírus, quanto o conteúdo corria risco de ficar desatualizado, caso fosse amplamente divulgado somente após o fim da pandemia.

Entretanto, mesmo no período em que as fronteiras dos países foram fechadas por conta da pandemia e que os programas de acolhimento e interiorização de migrantes foram afetados, o tema dos refugiados permanece latente em nossa sociedade, e não pode ser negligenciado.

Portanto, as três instituições parceiras nesse projeto – MPF, Unicap e Cáritas – entenderam que seria oportuno disponibilizar o documentário Vindas e Vidas para todo o público, por meio da internet, em abril de 2020, durante a crise mundial provocada pelo coronavírus. Desta forma, os produtores lembram que os refugiados fazem parte dos grupos mais vulneráveis e que merecem um olhar mais atento da sociedade e do poder público também durante a pandemia.

Ao clicar em “assistir”, você terá acesso ao filme completo e, assim, poderá conhecer as histórias dos personagens de Vindas e Vidas. Elas sintetizam o drama de milhões de migrantes no mundo e transmitem uma mensagem de solidariedade, fraternidade, tolerância e respeito a todos os cidadãos, sejam eles nacionais ou estrangeiros residentes no país. Por fim, as três instituições lembram que qualquer exibição do documentário deve ser gratuita e que os direitos de som e imagem da obra devem ser respeitados, não sendo permitidas edições do conteúdo e nem reproduções indevidas.

Desejamos uma boa reflexão a todos!