Volte para a página principal

Assista ao documentário no YouTube e baixe o arquivo em alta resolução

Conheça a equipe de produção do documentário

Contribua com a campanha da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2


Lançamento

No dia 20 de janeiro de 2020, o Cinema São Luiz, no Centro do Recife (PE), foi palco do evento de lançamento do documentário “Vindas e Vidas”, uma produção do Ministério Público Federal (MPF) na 5ª Região, Universidade Católica de Pernambuco e Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2. Cerca de 700 pessoas prestigiaram a sessão de estreia.

O procurador-chefe do MPF na 5ª Região, Marcelo Alves, realizou a abertura do evento agradecendo a todas as instituições, autoridades e parceiros que contribuíram com o filme e seu lançamento.

Em seguida, o reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), padre Pedro Rubens, propôs atenção à questão do refúgio. Para o sacerdote, o acolhimento de migrantes e refugiados é um chamado às nações e povos do mundo para que encontrem e demonstrem sua verdadeira humanidade.

Já a secretária regional da Cáritas Brasileira Nordeste 2, Neilda Pereira, agradeceu a atenção dada ao trabalho humanitário realizado pela Cáritas e organizações semelhantes e ressaltou a necessidade urgente de promoção de políticas públicas para melhor acolher e integrar refugiados e migrantes.

Por último, a jornalista Ana Cláudia Dolores, idealizadora e uma das diretoras e roteiristas de “Vindas e Vidas”, agradeceu a presença de todos e convidou a equipe de produção responsável pelo documentário a juntar-se a ela no palco, para que o público conhecesse alguns dos rostos que tornaram aquele momento possível.

Trilha sonora e debate - O público pôde ainda desfrutar da performance ao vivo do acordeonista austríaco Stefan Matl, voluntário do projeto que compôs e executou a trilha sonora original do documentário. Ele tocou as canções temáticas do filme, que são “Baião Sentimental” e “Regreso a la vida”, e ainda a música “Alma Llanera”, que é considerada como um segundo hino nacional para os venezuelanos.

Após o filme, foi realizado um debate sobre os temas abordados no documentário, com a participação de Pe. Pedro Rubens, reitor da Unicap; Mona Mirella Marques, representante da Cáritas; Franklin Rivas, um dos entrevistados do documentário; e Bruno Baptista, presidente da OAB/PE. A mediação foi feita por Marcelo Alves, procurador-chefe do MPF na 5ª Região. O público participou ativamente com perguntas aos debatedores.