1

eSport e dublagem para games serão temas do Unigames 2016

Nesta quinta edição temos como temática “Conquistas e novas tendências no mercado de games”. Serão abordados temas como Arte para mercado internacional, o mercado de dublagem de jogos e o cenários de eSports. O Unigames é um evento para ser apresentados cases e debater assuntos ligados ao ambiente digital em jogos para web e mobile, a exemplo de design, arte visual e novas tecnologias para produção de games e advergames.

Também nessa edição, teremos a apresentação de pesquisas científicas de professores, profissionais e estudantes do Curso e de outras Instituições, sobre realidade virtual, religiosidade, desenvolvimento de personagem e framework para Gameplay. Além das palestra haverá uma oficina de introdução ao software Zbrush, ministrado pelo aluno do Curso de Jogos Digitais, Wilson Barbosa.

Aberto ao público, o Unigames acontecerá durante os dias 3, 4 e 5 de novembro de 2016 e contará com palestras de profissionais, estudantes, egressos e professores.

Faça sua inscrição no link: https://www1.unicap.br/unigames2016

cartaz-final-unigames2016

 

Programação

Confira a programação para os três dias do evento.

Dia 3

18h45 às 21h30 – sala 510 bloco A
Apresentação de artigos científicos

Luca Pacheco | O Sagrado no mundo dos jogos
Helda Barros | Uso de RV na saúde
Bárbara Raíssa | Guia de criação de modelos femininos para MMO
Rennan Raffaele | Virtual Reality: an analysis of Immersive UI for first person games
Carla Teixeira | Imersão e medo em jogos de terror
Túlio Caraciolo | Framework para dados DE GAMEPLAY das sessões de jogos

Apresentação da Combogó Unicap
Anthony Lins – Coordenador da Agência

Dia 4

16h às 18h – sala 406
Oficina de introdução ao Zbrush – (20 vagas)
Wilson Barbosa (aluno do Curso de Jogos Digitais da Unicap)

18h45 às 20h – sala 510 bloco A
Mesa redonda – Produção de Arte AAA para Mercado Internacional
Everaldo Neto e Alex Rodrigues | Co-fundadores da Diorama Arts Studios
Eduardo de Sá Carneiro | Artista conceitual e ilustrador
Antonio Medeiros e Dalton Galvão  | Co-fundadores da BLACKZEBRA Studio

20h às 21h30 – sala 510 bloco A
Palestra sobre mercado de dublagem de games no Brasil
Hermes Barolli – Sócio da Dubrasil – Central de Dublagem

Dia 5

9h às 12h – Anfiteatro – 3º andar, bloco G4

Mesa redonda – eSport: cenário no mundo e no Brasil

Fernando Freitas | Gerente de Produto do Grupo Nagem
Gabriel Ladislau
| Influencer da Riot Games
Rafael Oliveira
| Blog D Geek
Rodrigo Branco
| Gerente da Super-Con

 




Jogos Digitais inaugura Agência Combogó Unicap

Combogó

O curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco inaugurou, nesta quarta-feira (19), a Combogó – Agência de soluções interativas. A coordenação geral será do professor Breno Carvalho, atual coordenador do curso de Jogos Digitais, e do professor Anthony Lins, coordenador da agência.

O coordenador Breno Carvalho fez uma apresentação da Combogó e contou aos presentes como surgiu a ideia da criação da agência:

“A agência passou a ser criada por causa de uma demanda que já vinha acontecendo desde o início do curso. Em 2010, chegou uma demanda do Governo do Estado para montagem de um jogo, e de uma série de outras empresas, da Prefeitura do Recife, universidades de fora, querendo fazer algum produto interativo ou jogo mesmo e, em sala de aula, a gente não conseguia dar conta das demandas. Então, a partir de 2013, a gente começou a desenhar essa agência para ser sustentável, para começar a fazer projetos de demandas externas e internas, e projetos que a gente quisesse pesquisar”.

A inauguração foi prestigiada pelo Pró-Reitor Administrativo, Luciano Pinheiro; pela Pró-Reitora Acadêmica, Aline Grego; pelo chefe de gabinete da Reitoria, Rodrigo Pellegrino; pela coordenadora de Graduação, Verônica Brayner; pelos diretores do CCS, Silas Pacheco, e do CCBS, Luiz Vital; e por gestores de diversos setores da Universidade.

O evento reuniu também parceiros, colaboradores e a equipe constituída por alunos do curso de Jogos, na área de Gerenciamento de Projetos, Mourick Ramos; para Programação e Hardware, Carlos Barros; em Arte 3D, Eduardo Temporal, Guilherme Melo e Vinicius Omena, também com arte 2D; na área de programação, Naelson Tomaz e Romildo Santos; e ainda os Game Design Renato de Oliveira e Edinaldo Ribeiro de Souza.

Fonte: Assecom Unicap




Jogo de egressos é finalista no Prêmio Playstation em Portugal

Os egressos Bruno Lima, Eduardo Galdino e Rennan Rafaelle, desenvolveram o jogo Forgotten Shaft, um dos 10 finalista da segunda edição do Prêmio Playstation realizado em Portugal. O projeto é um jogo que utiliza a realidade virtual que mistura elementos de exploração com puzzle, sistema de stealth e gráficos realistas para proporcionar desafios e uma grande experiência imersiva ao jogador.

É muito gratificante ter o seu jogo reconhecido após bastante trabalho durante o processo de desenvolvimento de uma demo funcional. Agora a expectativa é grande para a apresentação do projeto na fase final do concurso, relata Bruno Lima.

O projeto desenvolvido durante o Mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais da Universidade da Beira Interior – Ubi, Covilhã, Portugal, também vai estar disponível na Conferencia de Ciências e Artes dos Vídeo Jogos de Portugal, apresentado pelo egresso Bruno Lima.

Nossa motivação foi aprender como designers e desenvolvedores de jogos, a dominar uma tecnologia nova do mercado, a fim de produzir o nosso próprio protótipo de jogo em realidade virtual, diz Rennan Rafaelle.

https://youtu.be/BsEva1x99_8

Os dez projetos abaixo destacaram-se entre as mais de 50 candidaturas entregues para o concurso, tendo agora a oportunidade de serem mostrados ao público, antes de conhecido o grande vencedor, em janeiro de 2017.

Os 10 estúdios que passam à próxima fase são:

  • Team Elaris, com o jogo de exploração submarina Forgotten Shaft;
  • Cake Collective, com An Aztec Tale, um city builder na 3ª pessoa;
  • Lunar Labs, com o título de sobrevivência Moonphobia;
  • Spellcaster Studios apresenta Gateway, um arcade shooter 3D;
  • Indot Game Studio, com o jogo de estratégia e ação Shutix;
  • BadaGuedes, com o título de estratégia defensiva HellKeeper;
  • GameStudio 78 apresenta novos palcos de música com VRock;
  • Kiltic Games Team, com o jogo de plataformas 2D KrazyTrain;
  • Anomaly Studios, com GetAlive, um RPG de sobrevivência;
  • Disconnect leva os jogadores ao espaço de Uranus.

Os jogos estarão em exibição na próxima Lisboa Games Week, de 17 a 20 de novembro. O projeto vencedor do Prêmio PlayStation para Melhor Jogo de 2016 em Portugal, tem direto a:

  • Um prêmio monetário no valor de 10.000 € para apoiar o financiamento do desenvolvimento do videojogo.
  • Kits de desenvolvimento PS4.
  • Um espaço físico para trabalhar durante 10 meses em Lisboa.
  • Publicar o seu videojogo para PS4® na PlayStation®Network
  • Uma campanha promocional nos canais próprios da PlayStation.

Fonte: IGN Portugal




Egressa do Curso selecionada para trabalhar na Level UP

O que é sonho para alguns, tornou-se realizada para a egressa Thalita Fernandes, que foi selecionada para trabalhar como customer care, no setor de Game Expert da Level UP em São Paulo. Segundo Thalita, após uma visita a empresa em São Paulo no ano passado e de inúmeras envios de currículo, por fim o esforço valeu a pena, e fui chamada pra entrevista da vaga ideal.

A experiência já está me proporcionando muito conhecimento. Há o lado de ser a primeira empresa que estou trabalhando, e se trata de uma empresa que está na ativa há 12 anos, então está sendo bem legal o primeiro contato com esse tipo de ambiente corporativo, relata Thalita Fernandes.

O setor em que Fernandes atua é dividido em categorias dos jogos, a exemplo dos jogos de FPS (first-person shooter), os de Ação/Aventura e os de MMORPG, onde a egressa está alocada e tem como atividades principais o atendimento aos jogares (clientes) através da central de suporte da empresa. Além de receber denúncias de bugs do jogo, problemas com entrega de itens de promoções e desaparecimento de itens, também faz análise dos casos utilizando de algumas ferramentas dentro do próprio jogo.

Inicialmente estou cuidando só do Perfect World (PW), mas minha equipe de MMORPG cuida de mais 2 jogos, Ragnarok e Forsaken. Sou jogadora fiel do PW desde 2010, então o conhecimento do jogo que tenho contribui muito com meu trabalho, tanto por eu ter uma maior noção dos casos do jogo que estou tratando, como por entender melhor o lado dos jogadores e como se comportam. Acho incrível também poder conhecer e ter acesso a ferramentas responsáveis por tantas ações que vemos no jogo, mas que como jogadora eu não fazia noção de como eram.

A determinação de buscar seus objetivos, ter conhecimento do jogo como jogadora além de ter conhecimento como desenvolvedora de games foram os diferenciais que credenciaram a egressa Thalita Fernandes a ser escolhida de uma seletiva que contava com bons concorrentes. Parabéns e muita sorte e sucesso nessa nova jornada.