1

Alunos e professores participam da Campus Party Recife 2016

No último final de semana, nos dias 20 e 21 do mês, alunos e professores participaram ativamente na versão mais enxuta da Campus Party, chamada de Campus Weekend Recife, que aconteceu no Classic Hall. Além da participação de alunos na programação oficial do evento, os discentes do Curso de Jogos digitais também realizaram pesquisa e apresentaram projetos ao público e, participaram de competição do jogo Counter-Strike.

Para alguns que não imaginavam a realização do evento neste ano, a Campus ficou lotada de campuseiros durante todo o final de semana. A programação oficial teve início às 15h (uma hora de atraso) com o ator americano Paul Zaloom, mais conhecido por Professor Beakman no palco principal.

Achei uma grande oportunidade de mostrar meus trabalhos e conhecer pessoas das quais podem gerar diversos projetos e oportunidades, diz o aluno Alexandre Silva.

Às 16h iniciaram as outras atividades, como a apresentação do Grupo NorDevs pelo professor e coordenador do Curso Breno Carvalho, que falou de iniciativas para o mercado local, juntamente com Moacyr Alves (presidente da Acigames) e CEO da Studios of Magic e Membro do NorDevs, Harrison Florêncio.

Falar sobre o desenvolvimento de jogos e mostrar por tudo que passamos nesses 6 meses de trabalho foi gratificante demais, um grande incentivo e aprendizado, diz o aluno Gabriel Carvalho.

Paralelamente também ocorreu o lançamento da terceira edição do Desafio Ecorecife, concurso promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife em parceria com o Curso de Jogos Digitais da Unicap. Durante o lançamento os egressos, Daniel Nipo e Alana Carneiro, bem como os alunos do 4º módulo Vinícius Omena e Gabriel Carvalho, apresentaram o projeto de e-book gameficado que desenvolveram com os os personagens da Turma do Manguetal.

Segundo o aluno Vinício Omena, participar do projeto proporcionou um aprendizado e me deram novas perspectivas para o futuro, além de agregar mais um item para o meu portfólio.

Achei uma ótima experiência, gostei bastante de apresentar o projeto para as pessoas, diz o aluno Jonathan Rodrigues.

Já durante a noite, os alunos Luiz Henrique Gonçalves Silva e Ícaro César de Paula Correia Pinto apresentaram um workshop sobre desenvolvimento de ambiente em Realidade Virtual para o Google Cardbord. Após a apresentação, vários ouvintes tiraram dúvidas com os alunos do 4º módulo do curso.

Para o aluno Henrique Gonçalves, comparecer a Campus Party era um sonho longe da minha realidade. Porém por conta do meu empenho e através do curso de Jogos Digitais, consegui pela segunda vez, estar no evento como palestrante. Foi uma experiência única, principalmente por ouvir de um aluno da cidade de Floresta-PE, que nós tínhamos “salvado” a Campus Party dele, já que ele veio com o objetivo de assistir ao nosso Workshop e conhecer mais sobre Realidade Virtual. Foi massa. Nunca irei esquecer-me desse momento.

Foi incrível! Não tem outra definição que melhor expresse o que eu senti lá na hora. Durante todo o evento, a expectativa só ia aumentando até chegar na hora da apresentação e foi tudo perfeitamente bem! A sensação de poder passar seu conhecimento para outras pessoas é algo extremamente gratificante. Foi minha primeira Campus Party e pude ter o privilégio de ir pela primeira vez logo como palestrante, foi sensacional, diz o aluno Ícaro César.

Professor Allan Brito falou, no palco Inovação, sobre software livre e apresentou cases de projetos de sucesso com o uso de ferramentas como o Blender. Os alunos Carlos Barros, Lucas Pedon e Mourick Ramos apresentavam seu projeto Hero City aos campuseiros que transitavam tanto na área aberta quanto a fechada ao público.

Durante todo o dia os alunos fizeram pesquisa, entrevistas, assistiram mentorias e apresentações na área Startup&Maker, parte do evento de acesso gratuito e em que os professores Breno Carvalho e Anthony Lins participaram como mentores e jurados.

Além disso, o aluno do 4º módulo, Rodrigo Mariano Leal, foi integrante da equipe campeã no concurso do jogo Counter-Strike, realizado no Evento.

Confira algumas imagens do evento e da participação de nossos alunos e egressos.




Começa hoje o campeonato mundial de League of Legends

Hoje começo o International Wildcard Qualifier (IWCQ), os amantes de League of Legends (LoL) já devem conhecer, mas quem ainda não conhece o IWCQ é um dos principais eventos do mundo de League of Legends. Essa etapa, que esse ano acontece no Brasil, é uma fase eliminatória para o Campeonato Mundial e junta equipes do mundo todo para jogar LoL.

https://www.youtube.com/watch?v=kzuO83emnd4

Programação do IWCQ

Quarta-feira (24)

  • Kaos Latin Gamers x INTZ (17h)
  • Albus NoX Luna x The Chiefs (18h)
  • Kaos Latin Gamers x Dark Passage (19h)
  • Lyon Gaming x INTZ (20h)
  • Rampage x. Saigon Jokers (21h)

Quinta-feira (25)

  • Rampage x Albus NoX Luna (17h)
  • The Chiefs x Kaos Latin Gamers (18h)
  • Dark Passage x Lyon Gaming (19h)
  • INTZ x Rampage (20h)
  • Saigon Jokers x The Chiefs (21h)

Sexta-feira (26)

  • Albus NoX Luna x Dark Passage (17h)
  • Kaos Latin Gamers x Lyon Gaming (18h)
  • The Chiefs x INTZ (19h)
  • Dark Passage x Rampage (20h)
  • Lyon Gaming x Saigon Jokers (21h)

Sábado (27)

  • Rampage x Kaos Latin Gamers (17h)
  • The Chiefs x Lyon Gaming (18h)
  • Albus NoX Luna x Kaos Latin Gamers (19h)
  • INTZ x Dark Passage (20h)
  • Saigon Jokers x Albus NoX Luna (21h)

Domingo (28)

  • Lyon Gaming x Rampage (17h)
  • INTZ x Albus NoX Luna (18h)
  • Kaos Latin Gamers x Saigon Jokers (19h)
  • Dark Passage x The Chiefs (20h)
  • Saigon Jokers x INTZ (21h)

Segunda-feira (29)

  • Lyon Gaming x Albus NoX Luna (17h)
  • Dark Passage x Saigon Jokers (18h)
  • The Chiefs x Rampage (19h)
  • Partidas de desempate [apenas se necessário] (20h)

As partidas das fases iniciais serão transmitidas através de streams ao vivo no TwitchYouTube e Azubu.

Fonte: Omelete




Alunos de jogos empreendem projeto em plataforma de crowdfunding

Quatro alunos do curso de Jogos Digitais, Caroline Akemi, Carlos Barros, Lucas Pedon e Mourick Ramos, publicaram o projeto Hero City na plataforma de crowdfunding da Unicap e Kickante, com o objetivo de desenvolver o aplicativo que tem o objetivo de engajar a sociedade para a solução dos problemas das cidades.

O projeto surgiu durante o HACKATRUCK, uma parceria da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, IBM e Apple que ocorreu no primeiro semestre deste ano. Durante o workshop, um dos grupos resolveu abordar problemas urbanos. Assim surgiu a ideia do Hero city, um aplicativo colaborativo de impacto social que tem o objetivo de prover, de forma lúdica e divertida uma ferramenta de apoio ao enfrentamento a problemas como, abastecimento de água deficiente, fornecimento de luz inadequado, transporte público insuficiente, violência e muitos outros.

hero-city
Marca do aplicativo Hero City

A equipe é formada por alunos do Curso de Jogos e com diferentes expertises, sendo eles um administrador, uma artista, um designer e um programador, (todos alunos do curso de jogos digitais da UNICAP) o C.A.M.P group, resolveu dar continuidade ao projeto e tentar transformar em realidade seu aplicativo sem fins lucrativos, que utiliza um mapa para a marcação de problemas sócio-urbanos relativos aos bairros de forma “gameficada” com uso de avatares, trazendo estatísticas para o usuário que podem vir a ser utilizadas como ferramenta para a cobrança da resolução dos problemas observados.

Com a possibilidade de poder expor seu projeto ao público durante a Super-con 2016, o grupo percebeu que esta seria uma ótima oportunidade para lançar sua campanha através da plataforma de financiamento coletivo (crowdfunding) Kickante, para arrecadar os recursos necessários para a compra de equipamentos, hospedagem em servidores e outras despesas relativas ao projeto, diz o aluno Mourick Ramos.

13781720_591481167688485_1975674468600269619_n
Os alunos Lucas Pedon, Mourick Ramos, Caroline Akemi e Carlos Barros apresentaram projeto no Super Con

Acesse o link para saber mais informações sobre o projeto e colabora para o desenvolvimento do Hero City.
http://unicap.kickante.com.br/

 

HACKATRUCK

Com os objetivo de incentivar a criatividade e desenvolvimento de aplicações mobile para o sistema operacional da Apple, foi realizado uma parceira entra a Unicap e a IBM+Apple para a realização do projeto itinerante Hackatruck. O projeto foi exclusivo para alunos da Unicap e possuia duas etapas: uma on-line que ocorreu no mês de janeiro de 2016, e o workshop presencial dentro de um Caminhão equipado com tecnologias, a exemplo de impressoras 3D, kits arduino, óculos de realidade virtual e equipamentos da Apple. Os alunos aprenderam a programar utilizando o software Swift em ibooks e testavam as propostas em tablets da Apple durante três semanas.

No final do segundo semestre de 2015 os alunos dos cursos de Jogos Digitais e Ciência da Computação da Unicap foram convidados a participar do HACKATRUCK, uma iniciativa promovida por diversos parceiros entre eles IBM e Apple com o intuito de disseminar novas tecnologias na área de TI. O projeto promoveu a criação de novas ideias de aplicações no campus da Unicap.