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Alunos do Liceu experimentam jogos de projeto de conclusão de curso

Na tarde desta quinta-feira, 28 de maio, alunos do ensino fundamental do Liceu de Artes e Ofícios tiveram uma experiência com os jogos desenvolvidos pelos discentes do último módulo do curso de Jogos Digitais da Unicap, com foco na produção de conteúdo interativo e lúdico para a aprendizagem.

O experimento foi realizado no laboratório de multimídia A406 do curso da IES e contou com a parceria do projeto Integrando Conhecimento e Promovendo Ações de Cidadania coordenado pelas professora do Curso de Serviço Social da Unicap, Dra. Valdenice Raimundo e Msc. Sandra Carla Lima. Também participaram da atividade os alunos voluntários do curso de Serviço Social, Thiago Penalva, Isabella Dantas e Julyana Maria.

“A parceria entre o curso de Serviço social e Jogos Digitais tem sido muito enriquecedora. As crianças participam ativamente das oficinas e as avaliam positivamente. Tem sido uma das oficinas mais esperadas”, relata a professora Valdenice.

A oportunidade surgiu da necessidade de captar feedback com o público-alvo a respeito de conteúdos interativos para engajá-lo e aproximá-lo do contexto educacional, desafio lançado na disciplina de projeto Oficina de Advergame, ministrada pelos professores Breno Carvalho e Anthony Lins. Os alunos de Jogos precisavam desenvolver jogos que promovessem aprendizagem através da interação do aluno com o jogo, a partir de conteúdos de matemática, química, biologia, língua estrangeira (inglês), história e conteúdo religioso.

 




Cultura afro-brasileira é tema de exposição do Curso de Jogos Digitais

Com o objetivo de abordar a cultura afro-brasileira, alunos e professores do Curso de Jogos Digitais desenvolveram trabalhos de fotografia e maquetes reais, que fazem parte da exposição “Expressões Visuais: exposição de maquetes e imagens para games”, que pode ser conferida entre os dias 18 à 30 de maio no hall da Biblioteca Centra da Universidade Católica de Pernambuco – Unicap.

A proposta nasceu da interdisciplinaridade das disciplinas Expressões Visuais (prof. Dario Brito), Fotografia para Games (prof. Márcia Medes), Lógica de Programação para Jogos (prof. Flávio Dias) e Desenho Instrumental e Vetorial (prof. Luca Pacheco), que trataram o tema de forma transversal.

“O desafio, lançado no início do semestre, por quatro professores orientadores era claro: projetar, construir e utilizar como cenário para uma sessão de fotos uma maquete que retratasse uma cena emblemática de um jogo inédito, completamente concebido por eles”, diz prof. Dario Brito.

A segunda edição da exposição partiu inicialmente apenas de conceitos gerais, tais como divindades, espaço geográfico e clima. Os alunos direcionaram sua criação para buscar atender, da forma mais criativa possível, o briefing proposto.

Enquanto discutiam os mais diversos conceitos sobre arte, plasticidade e cenografia em sala de aula e desenvolviam os traços iniciais dos personagens de suas histórias, iam estudando os materiais, as referências visuais e os efeitos que melhor refletissem a estética traçada. O desafio seguinte foi tirar tudo isso do papel e montar os cenários.

Os alunos exploraram as maquetes com imagens fotográficas, a partir da técnica de light painting (que consiste em criar imagens com uma câmera utilizando as mais variadas fontes de luz). Enquadramento, composição estudada e iluminação guiaram cada uma dos nove propostas dos alunos do primeiro módulo do curso.

 




Abertas as inscrições para o SBGames 2015

Estão abertas as inscrições para submissão de artigos e jogos para o XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, SBGames, que será realizado nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2015 no Blue Tree Towers Rio Poty, Teresina, PI.

O SBGames é o evento mais importante de pesquisa e desenvolvimento na área de jogos de computador e entretenimento digital da América Latina, reunindo cientistas, artistas, designers, professores e estudantes de universidades, centros de pesquisa e da indústria de jogos.

O evento está dividido em três áreas temáticas: Arte&Design, Computação e Cultura. Além disso, podem ser submetidos trabalhos para as atividades de Tutoriais e o Festival de Jogos. Os trabalhos devem ser inscritos até o dia 12 de julho.

Nesse ano, o Coordenador do Curso de Jogos Digitais, professor Breno Carvalho, foi convidado para participar como coordenador da trilha de Arte&Design em conjunto com o professor André Neves.

Informações: SBGames2015

 




Alunos e professores de Jogos Digitais participam do Brazil Gets Unreal

O Brazil Gets Unreal aconteceu no dia 8 maio no auditório da agência Banco do Brasil do Bairro do Recife e contou com a presença de professores e alunos do curso de Jogos Digitais, que tiveram a oportunidade de assistir palestras sobre ferramentas como Blueprints, Paper 2D, materiais baseados em física e o Unreal Motion Graphics, além de tópicos avançados como o uso de C++ com Blueprints, gerência de conteúdo e desenvolvimento colaborativo.




Egresso de Jogos Digitais da Unicap conquista título TrailBlazer da Intel

O ano de 2015 tem começado como muitas notícias boas para o curso. Hoje, dia 07 de maio de 2015, foi divulgado os vencedores do Real Sense App Challenge, um desafio mundial para o desenvolvimento de aplicações com a tecnologia Real Sense da Intel. O egresso do Curso de Jogos Digitais da Unicap, Pedro Barbosa Queiroz, ficou entre os 25 desenvolvedores no mundo que ganharam o reconhecimento TrailBlazer da Intel com o projeto The MoodKingdom.

“Fico muito orgulhoso mesmo do trabalho que esse pessoal fez, foi demais poder trabalhar com todos vocês e ver a comunidade brasileira mandando bem! “, diz Felipe Augusto PedrosoCommunity Manager na empresa Intel Corporation.

O The MoodKingdom é um jogo 3D controlado completamente com reconhecimento facial e de emoção, utilizando a tecnologia Real Sense da Intel. O projeto foi pensado em pessoas com deficiência física e motora que gostam de jogar.

“Fiz o jogo pensando em futuramente continuar criando jogos para dar possibilidade para pessoas com deficiência física e motora … que ate hoje não tem jogos específicos”, diz Pedro Queiroz.

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Além do título TrailBlazer, Pedro Queiroz ainda conseguiu uma parceria com a Intel, para fazer parte do programa Innovator, um título concedido pelo esforço e contribuições desde o início da tecnologia da empresa que começou em 2013, permitindo sua participação mais ativa com a empresa de tecnologia.

A vitória de Pedro e de outros brasileiros numa competição mundial entre 7 mil desenvolvedores de 37 países mostra a capacidade criativa e de inovação de estudantes e profissionais do país, permitindo mais incentivos da Intel para o Brasil.

Assista o vídeo do projeto de Pedro.

 




Professores e alunos do curso de Jogos Digitais têm trabalhos aprovados em Congressos Internacionais

O ano de 2015 começou com muita produção científica realizada por professores e alunos do Curso de Jogos da Universidade Católica de Pernambuco. As pesquisas, quatro artigos científicos sobre jogos, design de interação e usabilidade, serão apresentadas em importantes congressos nos Estados Unidos. O primeiro é o 6th Internacional Conference on Applied Human Factors and Ergonomics (AHFE), que acontecerá em Las Vegas entre 26 e 30 de julho. O outro evento é 17th International Conference on Human-Computer Interaction (HCI), entre os dias 2 e 7 de agosto, em Los Angeles.

Da esquerda para a direita: Gabriel, Iran, Rennan, Renato (a frente ), Breno, Carla e Anthony.
Da esquerda para a direita: Gabriel, Iran, Rennan, Renato (à frente ), Breno, Carla e Anthony.

Dois trabalhos são sobre newsgames, objeto de pesquisa do Doutorado em Design da UFPE da professora Carla  Teixeira. O primeiro, a ser apresentado no AHFE, Usabilility and gameplay in newsgames: a comparative analysis of the genre of documentary published in Brazilian news portals, foi produzido por Carla Teixeira, Breno Carvalho, Anthony Lins, Gabriel Soares (ex-aluno de Jogos Digitais), Jarbas Agra (ex-professor do curso de Jogos Digitais), Valeska Martins, Marcelo Soares e André Neves. O artigo contou ainda com a participação dos alunos do primeiro módulo do curso, que testaram os newsgames em análise e responderam a questionários para avaliação da usabilidade e jogabilidade.

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Alunos do primeiro modulo participaram como testadores para avaliação dos newsgames

O segundo trabalho da professora Carla Teixeira integra a programação do HCI 2015. Intitulado Newsgames: Gameplay and Usability in Simulation Games, tem a participação dos professores  Breno Carvalho (coordenador do curso) e Anthony Lins. Também colaboraram os pesquisadores Jarbas Agra, Valeska Martins, Marcelo Soares (UFPE) e André Neves (UFPE).

“Este trabalho surgiu de uma meta da disciplina de Estudo da Sociedade Digital no segundo semestre de 2014. Os alunos teriam de produzir um post científico para a disciplina. O trabalho ficou tão bom que originou este artigo”, explicou Breno.

Outro artigo a ser apresentado no HCI foi produzido por alunos do curso de Jogos Digitais é intitulado Doctor Who: Legacy, an Analysis of Usability and Playability of a Multi-Platform Game. Os co-autores são Rennan C. Raffaele, Renato Alencar, Iran Barbosa Júnior, Bruno Colley, Gabriel Pontes (ex-aluno de Jogos Digitais), Breno Carvalho e Marcelo Soares. “Este trabalho surgiu de uma meta da disciplina de Estudo da Sociedade Digital no ano passado. Os alunos teriam de produzir um post científico para a disciplina. O trabalho ficou tão bom que originou este artigo”, explicou Breno.

Por fim, o professor Breno Carvalho, juntamente com os professores de Portugal,  Herlander Elias e Ernesto Vilar Filgueiras (Coordenador do Mestrado de Games), apresentará no HCI um artigo relacionando jogos e marcas, ou seja, estratégias de branding nos jogos: Ads-On Games & Fake Brands: Blending Interactions, Commercials And User Experience.  O trabalho analisa o uso da marca dentro dos games como pressuposto de valor para criar uma relação de jogador/consumidor. “Chrysler e Porsche, por exemplo, usam o game Need For Speed como experiência de designers de futuros carros”, detalhou Breno.