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Ex-aluno de Jogos Digitais da Católica ganha Prêmio Santander Universidades 2012

Pelo segundo ano consecutivo, projetos desenvolvidos no Curso de Jogos Digitais da Unicap marcaram presença no Prêmio Santander, a diferença foi a conquista do primeiro lugar este ano. Rogério Leite Araújo, ex-aluno do curso de Jogos Digitais e ex-estagiário da Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco, ganhou o Prêmio Santander Universidades 2012 na categoria Empreendedorismo – Economia Criativa. O resultado foi divulgado na quarta-feira (21/11), em São Paulo.

Rogério e professor Genésio recebem premiação.

Rogério Araújo, que atualmente cursa Engenharia da Computação na UPE, ganhou R$ 50 mil para investir no projeto Gigamigos (diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade por meio de jogos), que é orientado pelo professor Genésio Gomes, além de um curso de empreendedorismo nos Estados Unidos (EUA). O orientador terá direito a uma formação em educação empreendedora, também nos EUA.

A ideia do projeto surgiu enquanto fazíamos atividade de extensão na UNICAP, com a professora Teresa Lopes e acabei conhecendo o professor Genésio Gomes durante as aulas que tive com ele na POLI/UPE, mas o nosso contato aumentou depois que fomos ministrar um Workshop de Game Design no auditório da POLI/UPE. Entramos para o projeto Células Empreendedoras, idealizado pelo próprio Genésio e daí começamos a usufruir desta rede de troca de ideias e colaboração entre todos que fazem parte deste projeto. Desta forma, mostramos o potencial do nosso projeto, o Gigamigos, para o professor que nos orientou para que participássemos de concursos como este do Santander. Agora o prêmio é nosso e só tenho que agradecer as oportunidades que foram surgindo, assim como a rede de contatos que a cada dia nos incentivam e colaboram para a melhoria pessoal e profissional de cada um da Playful. A proposta do Jogo foi apresentada no Campus Party Recife, em julho deste ano, surpreendendo a plateia e alguns organizadores, devido o uso de jogos como ferramenta para a área Psicopedagógica.

Projeto foi apresentado no Campus Party Recife. Professor, Breno Carvalho (à esquerda), Rogério Araújo (Playful), Moacyr alves (Acigames), Perseu Bastos e Lucas Alencar (Playful).

“A sensação é maravilhosa. Diante de milhares de projetos inscritos em todo o Brasil, só de ter sido o vencedor do Norte, Nordeste e Centro-Oeste já era algo grande, mas daí a conquistar o prêmio nacional e ser o primeiro colocado do Brasil na categoria de Economia Criativa foi mais que perfeito. Estou muito feliz com o resultado, isso é fruto do nosso trabalho na Playful. Agora é dar continuidade ao projeto com essa premiação e aproveitar o máximo do curso que farei nos EUA.”, diz Rogério.

A 8ª edição dos Prêmios Santander Universidades de Empreendedorismo, Ciência e Inovação, Universidade Solidária e Guia do Estudante – Destaques do Ano, distribuiu mais de um R$ 1milhão em prêmios, incluindo bolsas de estudos internacionais. Em 2012, foram mais de 10 mil projetos inscritos de 599 universidades. O curso de Jogos Digitais já esteve com outro projeto entre os finalistas na edição do Prêmio no ano de 2011, com o game (Dbug) do aluno Yuri Zaidan (Sócio da Icare Games).

Os 21 projetos foram escolhidos entre 49 finalistas de todo o país. De acordo com o presidente mundial do Santander, Emilio Botín, cada projeto apresentado “buscou de alguma maneira construir um Brasil mais forte e sustentável” e instigou os ganhadores a assumirem o desafio de “converter o escrito no papel em um produto, uma empresa com conceito inovador que beneficie a universidade, o país e, portanto, o resto do mundo”. Afirmou que com este prêmio, o Banco Santander “apoia as universidades em sua terceira missão: a de inovar e transferir seus resultados de pesquisa às empresas e, por extensão à sociedade, contribuindo de maneira direta ao desenvolvimento empresarial”.

Emilio Botín anunciou que a premiação dobrará de valor para 2013 “atingindo R$ 2 milhões”. Também estiveram presentes no evento o ministro da educação, Aloizio Mercadante, o secretário da Educação Superior, Amaro Linda, e o presidente do Santander Brasil, Marcial Portela. Para Marcial Portela, presidente da unidade brasileira, “apoiar o ensino superior é contribuir de forma direta para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável para todos. O que vai ao encontro dos pilares e jeito de fazer negócios do Santander”.

Fonte: Boletim Unicap e Informações da Imprensa do Governo de Pernambuco e da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje




Mesmo com o crescimento do mercado de jogos, utilização nas escolas ainda é tímida

De acordo com pesquisa da consultoria americana PricewaterhouseCoopers (PwC), o setor teve faturamento, só no Brasil, de R$ 840 milhões no ano passado podendo atingir cerca de R$ 4 bilhões em 2016, crescendo em média 7,1% por ano. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), atualmente um em cada cinco brasileiros, ou 45,2 milhões de pessoas, são jogadores assíduos ou eventuais.

Contudo, a utilização dos jogos como ferramenta de auxílio na aprendizagem ainda é muito tímida, a maioria dos professores preferem métodos tradicionais de ensino. Para Mauricio Piccini, doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), talvez seja preciso esperar a nova geração começar a dar aulas para que os jogos ocupem mais espaço nas escolas. “Fiz gradução em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) porque queria trabalhar com jogos, mas descobri que a aplicação não era o foco do curso, aí acabei continuando os estudos na PUC, em Letras. Por isso acompanhei os dois lados, tanto de quem cria os jogos, quanto de quem usa em sala de aula. Os professores dizem que têm uma intuição do que os computadores podem fazer, mas não sabem como usá-los. Por outro lado, muitas escolas não possuem computadores, e os jogos precisam rodar em algum lugar. Acho que usar os jogos para educação é importante porque eles dão autonomia para as crianças e se no mundo acontece tudo tão rápido, por que na escola seria diferente?”, questiona.

Fonte: Globo Educação




Faltam mais de 50 mil profissionais de tecnologia em todo o país

A escassez de profissionais na área de tecnologia mostra que vale a pena investir na área. Segundo as projeções das empresas de tecnologia, nos próximos oito anos vão faltar 280 mil profissionais no Brasil.

A tecnologia está presente em todos os setores e envolve os mais diversos cursos de graduação. O mercado de desenvolvimento de jogos ainda está em formação no Brasil, mas o mercado consumidor já existe e é imenso. Segundo a última pesquisa do setor, 17 milhões de brasileiros compram jogos eletrônicos todo mês.
O desafio para quem está aprendendo a criar os games é manter aqui mesmo a fortuna gasta todo ano por esses consumidores. “Foram gastos cerca de dois bilhões de dólares em 2011. Só que esse dinheiro não fica no Brasil, ele praticamente sai para os jogos internacionais. O Brasil tem capacidade de desenvolver os jogos”, alerta Rafael Baptistella, professor do curso tecnólogo em jogos digitais de uma universidade de Curitiba.

O setor de robótica também tem crescido consideravelmente em todo o mundo. Assim como o Curiosity – robô lançado a Marte pela agência espacial americana (Nasa), com o objetivo de explorar vestígios de vida e condições de sobrevivência no planeta vermelho – outros 8,6 milhões de robôs são encontrados no mundo, segundo o último senso da Federação Internacional de Robótica (FIR). Diante desse cenário, os jovens já enxergam boas oportunidades de trabalho na área.

Fonte: Jornal Hoje




Coordenador do Curso de Jogos Digitais debate em evento na Cícero Dias

O Coordenador do Curso de Jogos Digitais da Unicap, Breno Carvalho, irá debater em evento de tecnologia na Escola Técnica Cícero Dias a convite dos alunos da própria instituição. O evento Nave de Portas Abertas, faz parte do projeto Nave Recife que tem por finalidade o ensino de jogos integrado ao colégio Cícero Dias.

Segundo Pedro Alessio, professor do projeto Nave Recife, “é um evento anual de promoção do projeto chamado ‘Nave Portas Abertas’ onde propomos palestras, mostras de jogos produzidos pelos alunos, oficinas entre outras atividades”, é uma boa oportunidade para fechar parcerias e trocar ideias sobre o desenvolvimento de jogos. “Terá uma mesa redonda com a proposta de discutir a produção Pernambucana de jogos digitais”, lembra Alessio.

O evento acontece no dia 14 de novembro a partir das 10h, na Escola Técnica Cícero Dias.




Reitora da Shawnee State University visita o curso de Jogos Digitais

Na tarde dessa sexta-feira, dia 09, o curso de Jogos Digitais foi visitado pela Reitora Rita Rice Morris (Ph.D.), da  Shawnee State University, localizada em Ohio, EUA, que conferiu a produção dos alunos, conhecer a estrutura e conversar com professores do curso de Jogo Digitais da Unicap.

Além de elogiar o curso e a grade curricular, a Reitora propôs intercâmbio entre os cursos de Jogos da Unicap e da sua instituição, envolvendo os corpos docente e discente.




Professor da Universidade do Minho prestigia trabalhos dos alunos do curso de Jogos Digitais

Na tarde de ontem, dia 07, o professor Nelson Zagalo, da Universidade do Minho, Portugal, visitou o campus da Universidade Católica de Pernambuco, em especial, as instalações do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais. O convite foi realizado pelo professor do curso, Rodrigo Medeiros, ao saber da visita de seu ex-orientador de Mestrado à capital do frevo e dos games para dispositivos móveis.

Da esquerda para direita (Bruno Oliveira, Anthony Lins, Breno Carvalho, Nelson Zagalo e Rodrigo Medeiros na Agência Experimental de Relações Públicas – Agerp

Zagalo visitou os laboratórios do curso, onde teve a oportunidade de ouvir parte da trilha sonora para o projetos dos jogos dos alunos do 3º módulo, material desenvolvido na disciplina de Som Digital, ministrada pelo professor Carlos Moura. Também pode conferir o projeto, ainda em desenvolvimento, dos alunos do último módulo do curso, de um jogos com temática ambiental, usando tecnologia em RA (Realidade Aumentada).

Mas a grande surpresa para Zagalo foram as maquetes do projeto Expressões Visuais, criadas pelos alunos do 1º módulo, fruto da interdisciplinaridade das disciplinas de Expressões Visuais, do professor Dario Brito, e Análise e Produção de Imagens, da professora Márcia Mendes, que foi apresentada no SBGames deste ano. Ele gostou muito do uso de prototipagem analógica (maquetes reais) para estudo de concepção de arte e cenário, além das técnicas de iluminação para efeitos especiais, pois “nesse mundo digital os alunos preferem desenvolver digitalmente os projetos, mas os concepts reais são melhores para construir conceitos de arte, visualizar erros no projeto de forma mais clara, além de se fazer uso de uma técnica usada pelas grandes indústrias de games que usam as maquetes e protótipos analógicos para vender a ideia para os investidores como também aos fãs dos títulos”, diz.

O professor ainda conferiu o site da exposição com todas as maquetes e as narrativas dos projetos. “Breno, depois me passe o link para mostrá-lo nas minhas aulas em Portugal”, disse o pesquisador que já publicou dois livros: Emoções interativas, do cinema para os videojogos (2009), e Virtual Worlds and Metaverse Platforms: New Communication and Identity Paradigms (2011).

Nelson Zagalo é Professor Auxiliar na Universidade do Minho. Fez o doutoramento em Ciências e Tecnologias da Comunicação na Universidade de Aveiro. Na sua tese, “Convergência entre o Cinema e a Realidade Virtual”, desenvolveu novos paradigmas de interação na comunicação afetiva de narrativas em ambientes virtuais de videojogo com características cinematográficas, empregando abordagem multidisciplinar, da qual reuni psicologia cognitiva, teoria da arte, novas mídias e ciência da computação. É pesquisador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, co-diretor do EngageLab e fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos.




Concurso premiará melhor game com um Playbook da Blackberry

O concurso premiará os melhores games desenvolvidos para o Playbook da Blackberry. A entrega dos games finalizados deverá acontecer até o dia 15 de novembro através da loja de aplicativos BlackBerry App World para que a avaliação e premiação aconteçam por ocasião do evento Unigames 2012, promovido pelo curso de Jogos Digitais nos dias 21, 22 e 23 de novembro.

No site da App da BlackBerry tem todas as informações sobre as linguagens que você pode desenvolver sua proposta como instruções para a publicação. O melhor que você não para nada para desenvolver para a plataforma.

O concurso é uma parceria entre a Unicap e a empresa i2 Mobile. Inscreva-se agora >>

O concurso premiará os melhores games desenvolvidos para o Playbook da Blackberry. A entrega dos games finalizados deverá acontecer até o dia 15 de novembro através da loja de aplicativos BlackBerry App World para que a avaliação e premiação aconteçam por ocasião do evento Unigames 2012, promovido pelo curso de Jogos Digitais nos dias 21, 22 e 23 de novembro.

No site da App da BlackBerry tem todas as informações sobre as linguagens que você pode desenvolver sua proposta como instruções para a publicação. O melhor que você não para nada para desenvolver para a plataforma.

O concurso é uma parceria entre a Unicap e a empresa i2 Mobile. Inscreva-se agora >>




Ex-aluna de Jogos Digitais faz parte da equipe premiada do NE10

A equipe de reportagem especial do NE10, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação obteve dois importantes prêmios de repercussão nacional com a reportagem especial “Energia: a hora de renovar”. As conquistas foram o Prêmio Nacional da Inovação da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e o Prêmio HSBC. A equipe premiada é composta pelos jornalistas Gustavo Belarmino, Inês Calado e Julliana de Melo e, também, pela ex-aluna do curso de Jogos Digitais da Unicap, Keziah Santos, formada à seis meses.

Equipe vendedora: os editores do portal Gustavo Belarmino, Julliana de Melo, Inês Calado (dir. para esq.) e a ex-aluna de jogos, Keziah Costa (esq). Imagem: Marcos Pastich/JC Imagem

Keziah trabalha como designer, front end e motion designer no maior portal de noticias do nordeste há quase um ano, e ficou surpresa com as duas conquistas. Para ela, “essas premiações trazem repercussões positivas no meu trabalho e reconhecimento pelos esforços que temos diariamente. Os prêmios mostram que os ciclos foram fechados positivamente e são apenas os primeiros de muitos que ainda estão por vir.”

O especial “Energia: A hora de renovar” faz um alerta sobre o uso das fontes de energias renováveis e chama a atenção sobre a necessidade de diversificar a matriz energética do Brasil para acompanhar o desenvolvimento econômico e o crescimento da população.

Confira o projeto premiado através do endereço: http://produtos.ne10.uol.com.br/especiais/energiasrenovaveis/index.html

Fonte: NE10