1

Exposição Expressões Visuais apresenta trabalhos inspirados em artistas clássicos com o universo dos jogos

A exposição é uma síntese dos trabalhos dos alunos do 1º período do curso de Jogos Digitais do ano de 2016, com o objetivo de explorar as Expressões Visuais inspirados nos trabalhos de artistas consagrados como Picasso, Malevich, Mondrian, Matisse, entre outros. Também na exposição encontram-se exercícios inspirados em trabalhos do designer e artista da Unicap, Java Araújo.

Os projetos inspirados nos movimentos artísticos tinham o desafio de inserir a estética dos artistas em composições com personagens ou cenas de jogos clássicos, como Pitfall, Sonic, Street Fight, The Legend of Zelda. O objetivo foi explorar os conceitos artísticos, plasticidade e criatividade para sair do mundo pixelado ou do super realismo
da grande maioria dos jogos digitais atuais.

Enquanto a inspiração nos trabalho do designer Java, seria explorar o inusitado, o sentimento enquanto composição visual, possibilitando experimentações e a criatividade através do ‘exercício da arte’.

O resultado, após muita dedicação, vocês podem conferir de 27 de março a 12 de abril no hall da Biblioteca da Unicap, no horário das 9h às 20h. Entrada franca!  Boa exposição!

 

 




Curso de Jogos Digitais promove programação especial de boas-vindas

17091320_1334794499948209_245310885_o

O curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco, coordenado pelo professor Anthony Lins, deu início ao ano letivo de 2017 com uma programação especial para os novos e antigos alunos. A atividade aconteceu nesta quinta-feira (02/03),  às 18h30, no auditório G1 do bloco A. O objetivo do evento foi apresentar o curso para quem estava chegando e trazer profissionais da área para falar sobre experiências e perspectiva de mercado.

O convidado principal da noite foi Aulo Licínio, que  trabalha como animador no Canadá.

“Pra vocês terem noção, há 10 anos, quando eu queria cursar Jogos não existia curso no Recife. O único lugar onde havia era a Belas Artes em São Paulo. Então, o curso de Jogos da Unicap é muito importante para o mercado da região”, ressaltou Aulo.

Ele trouxe para os alunos um pouco da sua experiência. Pra quem cursa jogos, mostrou que essa não é a única opção. É possível trabalhar com animação também em filmes e séries de televisão, com a em Jogos. Guardiões das Galáxias Vol. 2, Animais fantásticos e onde habitam, A lenda de Tarzan , Alien: Covenant e Reino Gelado 2 , são alguns dos principais trabalhos que Aulo participou como animador, sendo o último deles pra Rússia.

O currículo de Aulo não só impressionou os alunos de Jogos Digitais, mas também de outros cursos que marcaram presença na palestra, como Jornalismo, Ciência da Computação e até Direito. Para os estudantes de Jornalismo, foi uma ótima oportunidade de saber como alguém pode trilhar diversos caminhos dentro de uma profissão.Ele é diplomado, cursou nas Belas Artes em SP, mas, depois de dois anos acabou desistindo. A partir disso, fez um curso de Animação em 3D e começou a trabalhar na área.

A noite também contou com a presença de Anna Priscilla, mestranda em Ciência da Computação pela UFPE  e designer de Jogos que veio apresentar o projeto Iot for Fun. “O objetivo é despertar interesse em designers e desenvolvedores para projetar brinquedos e jogos híbridos que sejam significativos e divertidos”, disse Anna.

Aulo Licínio, animador, demonstrando os prós e contras de se trabalhar presencialmente e a distância.
Aulo Licínio, animador, demonstrando os prós e contras de se trabalhar presencialmente e a distância.

Fonte: Assecom Unicap




Curso de Jogos Digitais vai promover palestras no dia 2 de março

jogos2

O curso de Jogos Digitais e a Agência Combogó da Unicap vão promover, no dia 2 de março, no auditório G1, uma noite de palestras, com profissionais e pesquisadores de fora da Universidade. O evento será aberto a alunos e professores de todos os cursos da Católica interessados nos temas a serem abordados.

A primeira palestra será com o profissional da área de Animação Aulo Licínio, que falará sobre suas experiências fora do Brasil como animador em produções para o cinema (filme Animais Fantásticos – Série Harry Potter) e também para jogos digitais. A segunda palestra será com Anna Priscilla, pesquisadora de interface lúdicas e jogos híbridos na UFPE, que apresentará algumas iniciativas desenvolvidas pelo seu grupo, na implementação de objetos de interação baseados em brinquedos físicos. Estes objetos podem ser aplicados juntamente com jogos digitais, para melhorar a experiência de interação do usuário, em aplicações para diversas áreas como Educação, Saúde, Entretenimento, dentre outras.




Curso de Jogos Digitais da Católica articula parcerias com instituições internacionais

IMG_0238-1024x768

O curso de Jogos Digitais e a Agência Combogó da Universidade Católica de Pernambuco começam o ano letivo de 2017 cheios de perspectivas de parcerias com instituições internacionais. Neste mês de fevereiro, o coordenador do curso de Jogos Digitais, Anthony Lins, e o coordenador da Combogó, Breno Carvalho, receberam as visitas de uma comitiva de franceses e de representantes da Microsoft Brasil e da Nagem Informática.

A comitiva francesa, formada pelo representante do consulado francês, no Recife, Guillaume Ernest; pela gerente de Projetos de Cooperação da Região Occitanie, Mathilde Everaere; e pelo Video Game Trainer da ArtFX, Guillaume Benoit, foi recebida pelos professores Anthony Lins e Breno Carvalho. Segundo Anthony, o objetivo da reunião, proposta pelos franceses, é promover uma aproximação com a gente da academia, tanto da Universidade Católica, como de outras universidades, fomentar projetos de cooperação, pesquisa, de formação profissional, de intercâmbio, com várias possibilidades podendo surgir dessa proposta.

“Eu acredito fortemente que as perspectivas são bem interessantes, porque o interesse partiu deles em chegar até aqui, em nos contactar. Inicialmente para a área de Jogos, que é a área que eles estão buscando mais para formação profissional e, também, para a área da internet para as coisas. A gente conversou bastante sobre essas possibilidades aqui dentro da Universidade, de trazê-los mais para perto e ainda este ano articular alguma parceria”, revela Anthony Lins.

IMG_0268-1024x768

A outra visita foi do representante da Microsoft Brasil, Bruno Mota, e do gerente de Produtos do Grupo Nagem, Fernando Freitas. O objetivo foi apresentar a Agência Combogó e a Microsoft apresentou o novo modelo de negócio que eles estão lançando tanto para software, quanto para jogos. Segundo Breno Carvalho, coordenador da Combogó, “a intenção da conversa foi de estreitar relações entre a Combogó, o curso de Jogos, o Grupo Nagem e a Microsoft, tendo em vista que a produção dos alunos possa ser visualizada pelo pessoal da Microsoft, vislumbrando a possibilidade de alguns títulos serem produzidos e lançados pelo novo modelo de negócio da empresa. Na reunião ainda teve a participação de alguns profissionais do mercado de Games e Fernando Freitas do Grupo Nagem acredita que a Universidade Católica possa ser uma espécie de Hub para que algumas empresas, como a própria Nagem, possam ter um contato direto com os desenvolvedores. Então, a Católica estaria como um ponto central entre as empresas do varejo e as empresas desenvolvedoras de jogos, com intenção de a gente fomentar o ecossistema”, explica Breno.

Fonte: Assecom Unicap




Vestibular 2017 para Jogos Digitais da Unicap

Faça a sua inscrição para o vestibular da Unicap para o curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais. O curso além de prepara o aluno para o mercado ainda o habilita para a carreira docente, possibilitando ao formando, desenvolver conhecimento em especializações, mestrado ou doutorado.

Desde sua criação em 2010, o curso forma profissionais para o mercado de trabalho, além de incentivar o empreendedorismo na região, apoiando o surgimento de startups no Porto Digital e na Incubadora do Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP. Também, nossos egressos têm participado de pesquisas científicas apresentadas em eventos nacionais, como o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), Campus Party Recife e internacionais, a exemplo do 17th International Conference on Human-Computer Interaction (HCI), realizado em Los Angeles. Recentemente, o curso teve cinco egressos aprovados no Mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos em Portugal, Universidade da Beira Interior.

Os alunos do Curso de Jogos Digitais a partir de 2016 podem participar de processo seletivo para receber bolsas de pesquisa, além de ingressar como voluntários na Agência Combogó Unicap.

Projeto de conclusão do curso desenvolvido pelos egressos Ezio Filho e Renan Maurílio.

As inscrições para o Vestibular 2016 da Universidade Católica de Pernambuco estão abertas e poderão ser feitas até 7 de dezembro de 2016. A taxa de inscrição é R$ 130,00, com desconto de 50% para candidatos que estudaram todo o ensino médio em escola pública. O Vestibular 2016 vai oferecer 3.010 vagas em 32 cursos.

A seleção será feita exclusivamente pelas provas objetivas e mais uma redação. No entanto, os candidatos poderão optar por não fazer a dissertação da Católica e usar a nota da redação do Enem 2015. As provas estão marcadas para os dias 17 e 18 de dezembro.

Outras informações pelo telefone 2119-4143 ou pelo site: https://www1.unicap.br/vestibular

 

Conheça um pouco o curso de Jogos da Unicap

O curso Tecnológico em Jogos Digitais tem consonância com as diretrizes curriculares nacionais para a organização e funcionamento dos cursos superiores de tecnologias e com os objetivos institucionais da Católica, e de acordo com os princípios que norteiam a nossa caminhada (o Projeto Pedagógico Institucional-PPI e o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI).

Geral
Formar profissional qualificado e comprometido com as demandas do mercado de jogos, com domínio de conceito, técnica e tecnologia para multiplataformas e que seja capaz de atuar de forma criativa, crítica, inovadora e ética nas mais diversas áreas.

Específicos
a) Desenvolver no aluno o pensamento crítico relacionado com as possibilidades criativas e inovadoras imprescindíveis para o desenvolvimento de projetos 2D e 3D de social games,advergames e serious games para multiplataformas (internet, dispositivos móveis e smart TVs);

b) Favorecer a formação técnico-científica do aluno e a compreensão do processo tecnológico, para atuação nos campos do planejamento, gestão e execução de empreendimentos e projetos no campo dos jogos digitais, desenvolvendo atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais;

c) Fomentar no aluno a capacidade para compreender o jogo digital e sua aplicabilidade e importância em múltiplos segmentos de mercado, tendo como prioridade a ética e a responsabilidade social;

d) Capacitar o aluno para a solução de problemas, incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora do aluno, e orientá-lo sobre a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional.

Perfil Profissional
O aluno formado no curso Tecnológico em Jogos Digitais da Católica será capaz de elaborar diagnósticos e propostas para os desafios de sua futura ação profissional, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades criativas, inovadoras e sempre atualizado com as demandas e as necessidades do mercado de trabalho e da própria sociedade em nível regional, nacional e internacional.
Para isso deverão ser desenvolvidas as seguintes habilidades e competências:

A – Visão abrangente e crítica dos fatores determinantes e dos impactos decorrentes do processo tecnológico em Jogos Digitais, através dos Conteúdos Gerais e interdisciplinares de linguagem, comunicação e cultura, somados a Conteúdos Específicos, voltados para a teoria e técnica dos games.

B – Capacidade de inovar na produção de conhecimento e na aplicação de tecnologias em Jogos Digitais através de Conteúdos Específicos que apontam para reflexões teóricas e para as práticas experimentais na produção de jogos.

C – Comportamento empreendedor na criação e administração de bens e serviços relacionados aos jogos e aplicações gamificadas com Conteúdos Específicos de empreendedorismo e questões legais sobre o uso e comercialização de jogos.

D – Atitudes éticas e responsáveis em relação à produção de games e ao seu uso.




Jogos Digitais inaugura Agência Combogó Unicap

Combogó

O curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco inaugurou, nesta quarta-feira (19), a Combogó – Agência de soluções interativas. A coordenação geral será do professor Breno Carvalho, atual coordenador do curso de Jogos Digitais, e do professor Anthony Lins, coordenador da agência.

O coordenador Breno Carvalho fez uma apresentação da Combogó e contou aos presentes como surgiu a ideia da criação da agência:

“A agência passou a ser criada por causa de uma demanda que já vinha acontecendo desde o início do curso. Em 2010, chegou uma demanda do Governo do Estado para montagem de um jogo, e de uma série de outras empresas, da Prefeitura do Recife, universidades de fora, querendo fazer algum produto interativo ou jogo mesmo e, em sala de aula, a gente não conseguia dar conta das demandas. Então, a partir de 2013, a gente começou a desenhar essa agência para ser sustentável, para começar a fazer projetos de demandas externas e internas, e projetos que a gente quisesse pesquisar”.

A inauguração foi prestigiada pelo Pró-Reitor Administrativo, Luciano Pinheiro; pela Pró-Reitora Acadêmica, Aline Grego; pelo chefe de gabinete da Reitoria, Rodrigo Pellegrino; pela coordenadora de Graduação, Verônica Brayner; pelos diretores do CCS, Silas Pacheco, e do CCBS, Luiz Vital; e por gestores de diversos setores da Universidade.

O evento reuniu também parceiros, colaboradores e a equipe constituída por alunos do curso de Jogos, na área de Gerenciamento de Projetos, Mourick Ramos; para Programação e Hardware, Carlos Barros; em Arte 3D, Eduardo Temporal, Guilherme Melo e Vinicius Omena, também com arte 2D; na área de programação, Naelson Tomaz e Romildo Santos; e ainda os Game Design Renato de Oliveira e Edinaldo Ribeiro de Souza.

Fonte: Assecom Unicap




Começa hoje o campeonato mundial de League of Legends

Hoje começo o International Wildcard Qualifier (IWCQ), os amantes de League of Legends (LoL) já devem conhecer, mas quem ainda não conhece o IWCQ é um dos principais eventos do mundo de League of Legends. Essa etapa, que esse ano acontece no Brasil, é uma fase eliminatória para o Campeonato Mundial e junta equipes do mundo todo para jogar LoL.

https://www.youtube.com/watch?v=kzuO83emnd4

Programação do IWCQ

Quarta-feira (24)

  • Kaos Latin Gamers x INTZ (17h)
  • Albus NoX Luna x The Chiefs (18h)
  • Kaos Latin Gamers x Dark Passage (19h)
  • Lyon Gaming x INTZ (20h)
  • Rampage x. Saigon Jokers (21h)

Quinta-feira (25)

  • Rampage x Albus NoX Luna (17h)
  • The Chiefs x Kaos Latin Gamers (18h)
  • Dark Passage x Lyon Gaming (19h)
  • INTZ x Rampage (20h)
  • Saigon Jokers x The Chiefs (21h)

Sexta-feira (26)

  • Albus NoX Luna x Dark Passage (17h)
  • Kaos Latin Gamers x Lyon Gaming (18h)
  • The Chiefs x INTZ (19h)
  • Dark Passage x Rampage (20h)
  • Lyon Gaming x Saigon Jokers (21h)

Sábado (27)

  • Rampage x Kaos Latin Gamers (17h)
  • The Chiefs x Lyon Gaming (18h)
  • Albus NoX Luna x Kaos Latin Gamers (19h)
  • INTZ x Dark Passage (20h)
  • Saigon Jokers x Albus NoX Luna (21h)

Domingo (28)

  • Lyon Gaming x Rampage (17h)
  • INTZ x Albus NoX Luna (18h)
  • Kaos Latin Gamers x Saigon Jokers (19h)
  • Dark Passage x The Chiefs (20h)
  • Saigon Jokers x INTZ (21h)

Segunda-feira (29)

  • Lyon Gaming x Albus NoX Luna (17h)
  • Dark Passage x Saigon Jokers (18h)
  • The Chiefs x Rampage (19h)
  • Partidas de desempate [apenas se necessário] (20h)

As partidas das fases iniciais serão transmitidas através de streams ao vivo no TwitchYouTube e Azubu.

Fonte: Omelete




Curso de Jogos participa novamente da Campus Party Recife

Na edição de 2016 da Campus Party Weekend – Recife 2016 – #CPRecife5, professores, alunos e egressos do curso de Jogos Digitais apresentarão palestras, projetos independentes e ministrarão workshop no dia 20 de agosto, marcando a quinta participação do Curso na programação oficial do evento a ser realizada no Classic Hall, nos dias 20 e 21 de agosto.

No palco Criatividade e Entretenimento será apresentada uma palestra com o tema NorDevs: uma iniciativa de engajamento para a produção de jogos com identidade do Nordeste, que terá a presença do Coordenador do Curso de Jogos Digitais da Unicap e Membro do NorDev, Breno José Andrade de Carvalho, do CEO da Studios of Magic e Membro do NorDevs, Harrison Florencio e do Coordenador do Curso de Jogos Digitais da Facisa e Membro do NorDevs, Rodrigo Motta.

No Espaço Workshop será apresentado Como desenvolver seu primeiro ambiente em realidade virtual utilizando o Unity 5 e o Google Cardboard, sendo ministrado pelos alunos do 4º módulo do curso de Jogos Digitais, Luiz Henrique Gonçalves Silva e Ícaro César de Paula Correia Pinto.

Já no Espaço Educação Digital, será apresentado o projeto Turma Mangue e Tal PlayBook, Desenvolvendo Jogos e Gamificando Narrativas, desenvolvido pelos egressos Daniel Nipo e Alana Carneiro, os alunos do 4º módulo Vinicius Omena e Gabriel Carvalho, além da participação de Raphael Albino estudante de matemática da UFPE.

Por fim, o professor do curso de Jogos Digitais, Allan Brito, apresentará palestra sobre Software livre aplicado em design, arquitetura e jogos, no Espaço Inovação.

Para saber mais sobre cada atividade, acesse os links e increva-se.