Um dos mais brilhantes teólogos e filósofos nos primeiros séculos do Cristianismo, Santo Agostinho produziu uma vasta literatura entre livros, sermões e cartas. É no diálogo Sobre a Ordem que possivelmente Agostinho teve influência das Cartas Paulinas para tratar sobre Ética e Ordem como é visto no artigo de Jackson Câmara Silva, publicado na Revista Ágora Filosófica.
O conceito de ordem, como antônimo de desordem, e sua representação linguística é o que vai aproximar o pensamento do bispo de Hipona do Apóstolo dos gentios. Para o apóstolo Paulo, o termo ordem é utilizado para emanar unidade e harmonia nas comunidades, um sinônimo de paz. Em Agostinho, a ordem, percebida como um todo, serve para explicar o universo que guia e governa o mundo se opondo à desordem existente.
O artigo traz uma abordagem interessante sobre a forma precisa que tanto a literatura de Agostinho como as cartas de Paulo tratavam a questão ética para seus públicos. Basicamente, os dois tratam do “aplicar-se à instrução” e “evitar o pecado”, para encontrar a harmonia do todo e afastar a desordem. O artigo de Silva traz alguns trechos dos escritos que são analisados de forma que o leitor possa acompanhar a convergência da representação linguística e a influência estoica presente no pensamento dos dois.
Um outro ponto de destaque no artigo é quando o autor faz referencia à ética sem relacionar diretamente com a ordem. Por exemplo, conceitos como vício, paixões, virtude e ignorância não estão diretamente relacionados à ordem, mas se enquadram como padrões éticos. Por outro lado, relacionando ética a ordem, o autor identifica uma convergência nos textos de Agostinho e Paulo, quando ocorre a busca dessa ordem na prática dos bons costumes e constituem algo inseparável.
Enfim, a leitura do artigo é agradável e fluida, repleta de exemplos práticos e argumentos filosóficos profundos, aproximando dois pensadores de importante influência na consolidação do cristianismo.
O artigo completo pode ser encontrado no Dossiê sobre Antropologia Filosófica, Ética e Cultura no link a seguir:
http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1715/1447