Ciência da Computação realiza palestra sobre Introdução à Esteganografia em Imagens Digitais

O curso de Ciência da Computação da Universidade Católica de Pernambuco dá início ao seu ciclo mensal de palestras nesta quarta-feira, dia 25. A primeira edição do ano abordará o seguinte tema: Introdução à Esteganografia em Imagens Digitais, tendo como palestrante o ex-aluno de Ciênciaa da Computação da Católica e mestre em Engenharia de Sistemas, Rafael Tavares. O encontro será realizado na sala Multiuso do bloco D, 1º andar, às 18h30. Não haverá inscrição prévia, e está a aberta à toda a comunidade.

Esteganografia é a ciência de ocultar informações e constitui-se em alternativa para prover confidencialidade em comunicação. Diferente da Criptografia, uma arte que busca proteger a informação deixando-a ininteligível, a Esteganografia busca prover essa proteção escondendo a própria existência da informação. Imagens digitais constituem o principal alvo para pesquisas relacionadas à Esteganografia. Esta apresentação busca explorar aspectos introdutórios de Esteganografia em imagens digitais, apresentado conceitos e métodos comuns.

Mais sobre o palestrante: Rafael Tavares, pernambucano, nasceu no dia 7 de julho de 1987. Recebeu o título de Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco em 2010. Recebeu o título de Mestre em Engenharia de Sistemas pela Universidade de Pernambuco em 2014. Sua área de pesquisa contempla processamento de imagem, segurança da informação e inteligência computacional.