XXX Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica

seminario-de-praticas-pedagogicas-fb
Educação inclusiva: como trabalhar a diversidade na sala de aula?

08 e 09 de novembro de 2016

Uma sociedade inclusiva pauta suas ações no respeito, consideração e amorosidade, baseada em princípios humanísticos e democráticos. Nesse contexto, a educação inclusiva vem gradualmente se expandindo e ampliando a participação de todos os estudantes nas instituições de ensino, objetivando o crescimento, a realização pessoal e a inserção social de todos. Nessa direção, entendendo a inclusão em suas várias dimensões humanas, sociais e políticas, busca contribuir para a reestruturação da cultura, da prática pedagógica e das políticas de ensino, de modo que estas respondam à diversidade dos estudantes. Esse é um caminho que aponta para o fortalecimento da luta por uma escola inclusiva que rompa as barreiras e garanta igualdade de direitos para todos, contribuindo na construção de um mundo sem preconceitos.

OBJETIVOS

1. Ampliar o debate sobre inclusão social, como tema de absoluta relevância na formação de professores.
2. Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes favoráveis ao exercício de uma prática educativa inclusiva que viabilize a superação de atitudes discriminatórias e excludentes.
3. Discutir a proposta de regulamentação dos estágios curriculares obrigatórios no Curso de Pedagogia e nas Licenciaturas.
4. Socializar a produção dos alunos nas escolas-campo, identificando o estágio como locus privilegiado de articulação teoria e prática..

Mesa redonda: Educação inclusiva: como trabalhar a diversidade na sala de aula?
Expositores: Prof. Artur José Braga de Mendonça
Profª.Neulia do Carmo Pereira da Silva Cavalcanti
Profª Sylvia B. de Farias Klimsa

Coordenação: Profª Tânia Maria de Oliveira Nery