Semana de Teologia 2014

Semana de Teologia 2014

Semana de Teologia 2014

Apresentação

Dedicar a Semana de Teologia 2014 ao Concílio Vaticano II é um modo de significar a importância desse acontecimento eclesial do século XX que não cessa de interpelar a reflexão teológica.

O objetivo desta semana é o de revisitar dois importantes documentos do Concílio Vaticano II que completam 50 anos: Lumen Gentium e Unitatis Redintegratio. Um terceiro documento contemplado na reflexão será a constituição “Sacrosanctum Concilium”.

50 anos antes, 50 anos depois. É nessa perspectiva que se situará a reflexão, sempre com o intuito não de fazer uma viagem ao passado, mas de colher, recolher e acolher convicções e intuições que não cessaram de produzir seus frutos. Numa história pontuada de avanços e recuos, cabe-nos, em Igreja, reconhecê-los, assumi-los, atentos aos desdobramentos e desafios que se delineiam para o próprio situar-se da Igreja, em Igreja, para o mundo.

A que nos convidam hoje os documentos Lumen Gentium, Unitatis Redintegratio e Sacrosanctum Concilium ? Quais as pistas para uma leitura do percurso feito até agora? Ajudar a nos abrir a essas e a tantas outras perguntas será sem dúvida – para além das possíveis respostas – uma das contribuições da ST 2014.

Situar-se no front das grandes questões do nosso tempo desejosos de ampliar o exercício do diálogo, do aprofundamento da reflexão sobre a identidade e o papel que os cristãos são chamados a ocupar no corpo eclesial favorecerá indubitavelmente o amadurecimento do próprio cristianismo e do serviço da unidade ao qual é chamado.

A Semana de Teologia 2014 pretende, pois, reavivar o espírito desses documentos ajudando os participantes a entrar na ideia que os inspirou e, consequentemente, a avaliar sua colaboração ímpar, a engajar-se numa reflexão fecunda que estimule a Igreja do nosso tempo.

Conferencistas

Prof. Dr. César Kuzma

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Professor de Teologia Sistemática no Departamento de Teologia da PUC-Rio – Graduação e Pós-Graduação. Nesta universidade leciona atualmente a disciplina de Escatologia, Sacramentos e Eclesiologia, e desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Escatologia, Laicato e Pastoral. Seus projetos de pesquisas são desenvolvidos correlacionando as áreas de escatologia, eclesiologia, cristologia e pneumatologia. Procura sempre discernir a partir da visão do cristão-Leigo e sua situação na Igreja e na sociedade. Dentre os vários autores estudados, o que mais se destaca é Jürgen Moltmann. Trabalha como assessor teológico-pastoral junto a CNBB (Comissão do Laicato), a CRB e em algumas Dioceses, também em grupos, movimentos, pastorais e comunidades eclesiais de base. É sócio-membro da SOTER (Sociedade de Teologia e Ciência da Religião). É palestrante e conferencista em instituições diversas.

Prof. Dr. Ângelo Cardita

Graduado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa – Porto (1999), mestre em Liturgia pelo Instituto Superior de Liturgia (2001) e doutor em Teologia Sistemática – Pontificio Ateneo S. Anselmo (2006). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Teologia e Ciências Religiosas da Universidade de Laval, no Canadá. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sacramental, atuando principalmente nos seguintes temas: hermenêutica simbólica, ciência litúrgica, antropologia do rito, epistemologia teológica.

Prof. Dr. Pe. Mário de França Miranda

É padre jesuíta, escritor e teólogo. Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1962) , mestre em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade de Innsbruck (1968) e doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana (1974) . Atualmente é Professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Membro de corpo editorial da Atualidade Teológica (PUCRJ), Membro de corpo editorial da REB. Revista Eclesiástica Brasileira, Membro de corpo editorial da Cuestiones Teológicas e Membro de corpo editorial da Revista Teología. Tem experiência na área de Teologia , com ênfase em Teologia Sistemática. Atuando principalmente nos seguintes temas: Teologia Trinitária, Teologia transcendental, Revelação, Salvação cristã.

Programação

SEMANA DE TEOLOGIA 2014

13, 14, 15, 16 de maio
Dia 13 de maio – terça-feira
18h30 às 19h – Chegue antes: momento cultural
19h às 19h30 – Abertura da ST 2014
19h30 às 21h: IDHeC (Instituto Dom Hélder Câmara)- Apresentação e lançamento do IV volume das Obras Completas de Dom Hélder.
Dia 14 de maio – quarta-feira
Programação da tarde
16h30 às 17h30: Comunicações
Programação principal
18h30 às 19h – Chegue antes: momento cultural
19h às 21h: Conferência: Lumen Gentium – 50 anos depois, com o Prof. Dr. César Kuzma (PUC RIO)
Dia 15 de maio – quinta-feira
Programação da tarde
14h às 15h30: Minicurso – Os rumos da liturgia na Igreja, com o Prof. Dr. Angelo Cardita (Universidade de Laval – Canadá)
16h às 17h30: continuação do minicurso: Os rumos da liturgia na Igreja, com o Prof. Dr. Angelo Cardita (Universidade de Laval – Canadá)
Programação principal
18h30 às 19h15: Chegue antes: momento cultural
19h15 às 21h: Conferência: A urgência de um cristianismo unido, com Prof. Dr. Mário de França Miranda sj (PUC RIO)
Dia 16 de maio – sexta-feira
 Programação da tarde
14h às 15h30: Minicurso – Rumos do  Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, com Dr. Frei Tito (Responsável pela Comissão Ecumênica da Arquidiocese)
16h às 17h30: continuação do minicurso Rumos do  Ecumenismo e Diálogo inter-religioso, com  Dr. Frei Tito.
Programação principal
18h30 às 19h: Chegue antes: momento cultural
19h às 21h: Conferência: 50 anos antes, 50 anos depois da Sacrosanctum Concilium, com Prof. Ângelo Cardita (Laval – Canadá)
21h : Encerramento da ST 2014.

Comunicações

Normas para envio do texto completo para participação nas Comunicações e publicação nos Anais da Semana de Teologia 2014 – UNICAP
Enviar texto completo, até dia 09 de maio de 2014, via e-mail teologia@unicap.br, com as seguintes especificações:
1º. Língua: o original deve ser encaminhado com o português revisto.
2º. Formatação: o texto deve ser digitado na  linguagem  Word (.doc), espaço 1,5 entre linhas, fonte: Times New Roman 12, tamanho do papel: A4, justificado com as seguintes margens: superior 3 cm; inferior 2cm; esquerda 3 cm e direita 2cm.
3.  Tamanho do texto: o texto deve ser o mais claro e conciso possível. Serão aceitos trabalhos de 10 até 15 laudas, incluindo as Referências, Figuras, Tabelas, etc.
4.  Título: os trabalhos deverão ser iniciados com o título, centralizado, todo em  letras maiúsculas. Se houver subtítulo, vem após o título, antecedido de dois pontos, todo em letras minúsculas. Tudo em negrito.
5.  Autor(es): vem logo abaixo do título (e subtítulo), antecedido(s) de sua titulação (caso houver), com um número subscrito, no final do nome (remetendo à nota de rodapé), indicando breve apresentação e o contato eletrônico  (e-mail).
6.  Estrutura: os trabalhos deverão ter, sempre que possível, a seguinte estrutura:
a.  Resumo (com, no máximo, de 200 palavras – cerca de 08 linhas): deve ser apresentado, objetivamente, uma breve frase introdutória que justifique e sintetize o Trabalho, o que foi feito e estudado, os mais importantes resultados e conclusões. Será seguido da indicação das palavras-chave (no máximo de 4, separadas por vírgula).
b.  Abstract e Key words: passar o resumo e as palavras-chave para o inglês.
c.  Introdução: deve ser breve, esclarecendo o tipo de problema abordado ou a(s) hipótese(s) de trabalho e indicação do objetivo do trabalho.
d. Corpo ou desenvolvimento: com os resultados e discussões do tema, que pode ser dividido em capítulos, subcapítulos, sessões, etc. Em citação direta no parágrafo, com menos de três linhas, o uso obrigatório e exclusivo de aspas duplas; e em citação direta com recuo de 4 centímetros, quando com mais de três linhas, sem o uso de aspas duplas, em tamanho 11: em ambos os casos, incluir obrigatoriamente o número da página de referência. O uso de letras e palavras em negrito somente para indicação de título, subtítulo e seções do artigo (caso houver). O uso de letras e palavras em itálico somente para termos de língua estrangeira (caso houver). A citação em sistema numérico segue regras da ABNT, indicadas em roda-pé, em tamanho 10. Não utilizar palavras sublinhadas.
e.  Considerações finais: devem basear-se, somente, nos dados apresentados no Trabalho.
f.    Referências: devem estar de acordo com a ABNT.

Comunicações Semana de Teologia 2014

Data limite para envio do trabalho: 09 de maio de 2014
E-mail: teologia@unicap.br