CELEBRAR A VIDA É VIVER A FÉ: SOBRE O CONCEITO DE INCULTURAÇÃO NO CATOLICISMO PÓS-CONCILIAR

Autores

  • Clóvis Ecco Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • José Reinaldo Felipe Martins Filho Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.25247/2237-907x.2016v6n2.p505-522

Resumo

O presente artigo insere-se numa perspectiva multifocal em relação ao fenômeno religioso, elegendo como campo de análise o catolicismo dos últimos cinquenta anos, particularmente em vista do que a teologia procurou desenvolver acerca do conceito inculturação. Embora se trate de um termo relativamente novo tanto para a teologia, quanto para a antropologia da religião, o fenômeno evocado certamente remete a todo o itinerário de consolidação do cristianismo no Ocidente. Isso porque diz respeito à mútua articulação entre fé e cultura, essencial para a difusão e perpetuação de qualquer sistema religioso. Em nosso caso, tomaremos o processo de formulação conceitual que culminou na eleição do termo inculturação como o que melhor correspondeu aos anseios da teologia pós-conciliar. Para tal optamos por manter uma postura ad extra, isto é, partindo da auto-compreensão que o próprio catolicismo manifesta possuir em relação ao tema, realçando, sempre que possível, elementos passíveis de serem ampliados ao diálogo com as ciências humanas de maneira geral.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Clóvis Ecco, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Doutor e Mestre em Ciências da Religião pela PUC-Goiás. Graduado em Filosofia e Teologia. Docente e atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 

     

  • José Reinaldo Felipe Martins Filho, Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás
    Doutorando em Ciências da Religião pela PUC Goiás. Mestre em Filosofia (2014) e em Música (2016), ambos pela UFG. Especialista em Sociologia da Religião (CEUCLAR).

Publicado

30-12-2016

Como Citar

ECCO, Clóvis; MARTINS FILHO, José Reinaldo Felipe. CELEBRAR A VIDA É VIVER A FÉ: SOBRE O CONCEITO DE INCULTURAÇÃO NO CATOLICISMO PÓS-CONCILIAR. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP (Descontinuada), Recife, PE, Brasil, v. 6, n. 2, p. 505–522, 2016. DOI: 10.25247/2237-907x.2016v6n2.p505-522. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/theo/article/view/850.. Acesso em: 5 dez. 2025.