ANÁLISE DO FENÔMENO RELIGIOSO EM FREUD, A PARTIR DA OBRA O FUTURO DE UMA ILUSÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O tema sobre o fenômeno religioso tem se apresentado muito em voga em nossos dias. São muitas as experiências feitas em nível individual e também em nível coletivo no âmbito da religião. O presente artigo busca compreender melhor esta realidade do ponto de vista psicanalítico, mais especificamente a partir da obra O futuro de uma ilusão, de Sigmund Freud e do conceito de desamparo, nela aprofundando. É nosso intento lançar algumas luzes e possibilitar, com esta breve reflexão, um espaço de diálogo entre estes dois campo que muito têm colaborado para o entendimento da psique humana.
Faremos, portanto, uma leitura histórico-crítica-interpretativa da mencionada obra de Freud, naquilo que a mesma se refere à temática da religião como sendo consequência do desamparo, uma das primeiras vivências infantis do ser humano.
Tendo, pois, presente a dinâmica própria à Psicanálise, de ser uma teoria sempre aberta e em crescimento, apresentamos, nas considerações finais deste artigo, a intuição de que a afirmação de Freud sobre o fenômeno religioso também pode ser encarada como uma provocação à reflexão, mais do que como algo fechado a outros possíveis questionamentos e acréscimos teóricos.
Palavras-chave: Freud. Religião. Psicanálise. Desamparo. Ilusão.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciada sobre uma licença Creativa Commons Atribuição - Uso não-comercial - Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License