As artimanhas do discurso: a construção discursiva da identidade religiosa como instrumento de luta em espaços midiáticos impressos
DOI:
https://doi.org/10.25247/2237-907x.2011v1n1.p25-42Resumo
O presente trabalho investiga como o discurso religioso promovido pela Igreja Universal do Reino de Deus – IURD e veiculado em um de seus instrumentos midiáticos, o jornal Folha Universal contribuem para a fabricação de uma identidade religiosa nos adeptos da igreja, e servem como instrumento de disputa de poder no mercado religioso. A pesquisa se fundamenta na proposta da Análise do Discurso desenvolvido pela Psicologia Social Discursiva e abordada nos trabalhos de (Potter, J. e Wetherell, M. 1987, 1992) e (Billig, M. 2008). Os elementos discursivos mapeados durante a análise dos dados nos revelam como este grupo religioso neopentecostal tem utilizando-se de elementos simbólicos para fabricar uma identidade religiosa em seus adeptos, no sentido de traçar as fronteiras desse sujeito, como sendo “vitorioso” “abençoado” e “liberto”, traços característicos do discurso da Teologia da Prosperidade e da libertação espiritual, que norteia os sermões da igreja. Outros elementos importantes identificados foram os recursos retóricos utilizados nos jornais para posicionar discursivamente outros grupos religiosos, como os católicos e as religiões de matriz afro. A trama discursiva que é apresentada nos jornais joga com vários elementos simbólicos no sentido de construir através do posicionamento negativo de outros grupos religiosos a própria identidade da IURD, afirmando-se como a igreja escolhida por Deus para transformar a vida dos sujeitos. A pesquisa apresenta-se com uma importante reflexão para se compreender as formas como instituições religiosas neopentecostais tem utilizado recursos midiáticos como ferramenta de poder no mercado religioso nacional.
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