FENOMENOLOGIA DA LIBERDADE: ENTRE A CONSCIÊNCIA FANATIZADA E A TRANSCENDÊNCIA DO SER

Conteúdo do artigo principal

Ezir George Silva

Resumo

O trabalho inscreve-se nos estudos sobre Filosofia, Ciências da Religião, Espiritualidade e Educação. Seu objetivo é analisar como a noção de Liberdade se articula, fenomenologicamente, entre a consciência fanatizada e a transcendência do Ser, à luz da abordagem hermenêutico-fenomenológica do Pensamento Filosófico de Gabriel Marcel. Averiguar como essas categorias podem ajudar na construção de uma visão de mundo que não oblitera as dimensões do Ser e que se coloca contra as posturas aviltantes que despersonalizam as relações humanas. No primeiro momento, discutiremos as perspectivas ontológicas entre Liberdade e Razão e seu desdobramento para a compreensão do homem sobre si mesmo, o outro e o mundo. Na segunda parte, analisaremos a tensão entre Liberdade e Verdade, destacando o modo como o processo de abstração do Ser pode transformar-se numa autolatria. No terceiro momento, refletiremos sobre a Liberdade e a Heteronomia, como engajamento promotor de outras realidades existenciais e testemunhos espirituais. Enfim, pretende-se identificar as implicações dessas abordagens sobre as relações intersubjetivas, numa perspectiva da formação humana.

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Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, Ezir George. FENOMENOLOGIA DA LIBERDADE: ENTRE A CONSCIÊNCIA FANATIZADA E A TRANSCENDÊNCIA DO SER. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP (Descontinuada), Recife, PE, Brasil, v. 7, n. 2, p. 211–237, 2018. DOI: 10.25247/2237-907x.2017v7n2.p211-237. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/theo/article/view/991.. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
ARTIGOS / ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE / FREE SUBJECT
Biografia do Autor

Ezir George Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Graduado em Pedagogia e Pós-Graduado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru – FAFICA. 

Depatamento Sócio-Filosóficos da Educação 

Área: Educação

Como Citar

SILVA, Ezir George. FENOMENOLOGIA DA LIBERDADE: ENTRE A CONSCIÊNCIA FANATIZADA E A TRANSCENDÊNCIA DO SER. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP (Descontinuada), Recife, PE, Brasil, v. 7, n. 2, p. 211–237, 2018. DOI: 10.25247/2237-907x.2017v7n2.p211-237. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/theo/article/view/991.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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