DEVOÇÃO ÀS COMPRAS: UMA ANÁLISE DO PAPEL DO CONSUMO NA ATUALIDADE
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Resumo
Este artigo analisa a sociedade de consumo e sua expressiva influência em todos os aspectos do viver, tendo como foco principal a maneira como as pessoas vivenciam a sua religiosidade. Apresenta-se a maneira como produtos e marcas assumem características religiosas, na busca por comunidade, por direção, por identidade. Desta forma, este trabalho procura responder: em que medida a onipresença da lógica mercadológica da sociedade de consumo atinge a busca humana pelo transcendente e confere características religiosas às relações de consumo? Como essas características são apresentadas na publicidade? A primeira parte apresenta como essa sociedade coloca a vontade individual no centro do viver, seguida de como produtos e marcas tem sido elementos agregadores para formação de comunidades em torno de escolhas de consumo e encerra destacando a promessa de salvação através da felicidade encontrada nas compras. A análise é baseada na pesquisa bibliográfica, explorando, principalmente, os pensamentos de Bauman e de Lipovetsky, e também utiliza peças publicitárias para ilustração dos pontos apresentados. A investigação permite afirmar que as relações humanas com o religioso têm se complexificado, uma vez que a influência do mercado está presente na maneira como as pessoas vivenciam essa esfera da vida. Na atualidade, marcas e seus produtos tem uma influência fundamental nas escolhas e construção de identidade, na ressignificação do valor pessoal através do que é possível comprar e consumir.
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