DEVOÇÃO ÀS COMPRAS: UMA ANÁLISE DO PAPEL DO CONSUMO NA ATUALIDADE

Conteúdo do artigo principal

Lisandra Darde Krüger Reichow
Júlio Cézar Adam

Resumo

Este artigo analisa a sociedade de consumo e sua expressiva influência em todos os aspectos do viver, tendo como foco principal a maneira como as pessoas vivenciam a sua religiosidade. Apresenta-se a maneira como produtos e marcas assumem características religiosas, na busca por comunidade, por direção, por identidade. Desta forma, este trabalho procura responder: em que medida a onipresença da lógica mercadológica da sociedade de consumo atinge a busca humana pelo transcendente e confere características religiosas às relações de consumo? Como essas características são apresentadas na publicidade? A primeira parte apresenta como essa sociedade coloca a vontade individual no centro do viver, seguida de como produtos e marcas tem sido elementos agregadores para formação de comunidades em torno de escolhas de consumo e encerra destacando a promessa de salvação através da felicidade encontrada nas compras. A análise é baseada na pesquisa bibliográfica, explorando, principalmente, os pensamentos de Bauman e de Lipovetsky, e também utiliza peças publicitárias para ilustração dos pontos apresentados. A investigação permite afirmar que as relações humanas com o religioso têm se complexificado, uma vez que a influência do mercado está presente na maneira como as pessoas vivenciam essa esfera da vida. Na atualidade, marcas e seus produtos tem uma influência fundamental nas escolhas e construção de identidade, na ressignificação do valor pessoal através do que é possível comprar e consumir.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

Detalhes do artigo

Como Citar
REICHOW, Lisandra Darde Krüger; ADAM, Júlio Cézar. DEVOÇÃO ÀS COMPRAS: UMA ANÁLISE DO PAPEL DO CONSUMO NA ATUALIDADE. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP (Descontinuada), Recife, PE, Brasil, v. 6, n. 1, p. 021–032, 2016. DOI: 10.25247/2237-907x.2016v6n1.p021-032. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/theo/article/view/779.. Acesso em: 22 jul. 2024.
Seção
ARTIGOS / ARTICLES: DOSSIÊ / DOSSIER
Biografia do Autor

Lisandra Darde Krüger Reichow, Faculdades EST

Mestranda em Teologia. Faculdades EST. São Leopoldo/RS. Bolsista CNPq

Júlio Cézar Adam, Faculdades EST

Doutor em Teologia pela Universidade de Hamburgo - Alemanha. Professor de Teologia Prática. Coordenador do PPG da Faculdades EST. São Leopoldo/RS. Pequisador bolsista da CAPES/Humboldt.

Como Citar

REICHOW, Lisandra Darde Krüger; ADAM, Júlio Cézar. DEVOÇÃO ÀS COMPRAS: UMA ANÁLISE DO PAPEL DO CONSUMO NA ATUALIDADE. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP (Descontinuada), Recife, PE, Brasil, v. 6, n. 1, p. 021–032, 2016. DOI: 10.25247/2237-907x.2016v6n1.p021-032. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/theo/article/view/779.. Acesso em: 22 jul. 2024.