A RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE O MESTRE E O DISCÍPULO. PARA UMA APOLOGIA DO BEM-VIVER FRATERNAL

Conteúdo do artigo principal

Alberto Filipe Araújo
José Augusto Ribeiro

Resumo

Este artigo discute à luz do “bem-viver” a relação dialógica, que se pretende fraternal, entre o Mestre e o discípulo numa aceção ampla à luz do valor pedagógico do discurso falado e do lugar do Mestre na formação do discípulo e da própria humanidade. Trata-se de valorizar uma pedagogia que faz do diálogo comprometido o leitmotiv fundante cuja pedra angular é a palavra iniciática, enquanto trans-formação (um-bildung) e enfatiza a importância de Olhar o Outro não como um “menor”, não como o “estrangeiro”, mas na qualidade do meu “próximo” à semelhança da parábola evangélica do “Bom Samaritano”. Assim, afirma a condição itinerante do ser humano (homo viator), realça a simbólica do gesto fraternal, mostra a importância do diálogo realizado ao longo do caminho e as repercussões pedagógicas desta perspetiva. O tema da iniciação e da palavra assumem um papel relevante no processo de conscientização e crescimento em humanidade, onde não pode ser esquecida a dimensão renovadora da pedagogia e a necessidade da presença iniciática de um Mestre ao longo ca vidado educando.

 

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

Detalhes do artigo

Como Citar
ARAÚJO, Alberto Filipe; RIBEIRO, José Augusto. A RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE O MESTRE E O DISCÍPULO. PARA UMA APOLOGIA DO BEM-VIVER FRATERNAL. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP (Descontinuada), Recife, PE, Brasil, v. 6, n. 1, p. 107–123, 2016. DOI: 10.25247/2237-907x.2016v6n1.p107-123. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/theo/article/view/756.. Acesso em: 26 dez. 2024.
Seção
ARTIGOS / ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE / FREE SUBJECT
Biografia do Autor

Alberto Filipe Araújo, Instituto de Educação Universidade do Minho

Professor Catedrático do Departamento de Teoria da Educação e Educação Física e Artística do Instituto de Educação da Universidade do Minho

José Augusto Ribeiro, Universidade do Minho (Braga- Portugal)

Mestre em Ciências da Educação (2012). Atualmente prepara as a sua Tese de Doutoramente no âmbito da Educação e Pós-Modernidade. É investigador colaborador do projeto de investigação “Educação e Imaginário” sob a direção do Professor Doutor Alberto Filipe Araújo.

Como Citar

ARAÚJO, Alberto Filipe; RIBEIRO, José Augusto. A RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE O MESTRE E O DISCÍPULO. PARA UMA APOLOGIA DO BEM-VIVER FRATERNAL. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP (Descontinuada), Recife, PE, Brasil, v. 6, n. 1, p. 107–123, 2016. DOI: 10.25247/2237-907x.2016v6n1.p107-123. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/theo/article/view/756.. Acesso em: 26 dez. 2024.