A METODOLOGIA E A DIDÁTICA NO ENSINO RELIGIOSO DAS ESCOLAS PÚBLICAS E COLÉGIOS RELIGIOSOS DE PERNAMBUCO EM 1940
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Resumo
O presente artigo revela resultados da pesquisa histórica sobre o Ensino Religioso na década de 1940, no Brasil e, de modo especial, em Pernambuco. As aulas eram ministradas com muita seriedade, e até mesmo severidade, por padres, freiras e pessoas ligadas à Igreja Católica. Naquele contexto histórico, o Ensino Religioso estava marcado pela herança de um catolicismo hegemônico, que tinham como objetivo fortalecer a cristandade católica, combatendo e menosprezando as outras expressões religiosas como “seitas” indesejáveis à fé cristã. Em suma, esse ensino era proselitista, uma braço da Igreja dentro das Instituições de Ensino públicas e privadas. Para demonstrar isso, apresentamos, num primeiro momento, como se apresentava o Ensino Religioso no Brasil e, num segundo momento, o método e a didática do desse ensino nas Escolas Públicas e Colégios de Pernambuco.
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Como Citar
CORDEIRO, Fábio Medeiros; PAIVA, Luiz Henrique Rodrigues. A METODOLOGIA E A DIDÁTICA NO ENSINO RELIGIOSO DAS ESCOLAS PÚBLICAS E COLÉGIOS RELIGIOSOS DE PERNAMBUCO EM 1940. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP (Descontinuada), Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 1, p. 207–228, 2013. DOI: 10.25247/2237-907x.2013v3n1.p207-228. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/theo/article/view/300.. Acesso em: 27 nov. 2024.
Seção
Artigos
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Como Citar
CORDEIRO, Fábio Medeiros; PAIVA, Luiz Henrique Rodrigues. A METODOLOGIA E A DIDÁTICA NO ENSINO RELIGIOSO DAS ESCOLAS PÚBLICAS E COLÉGIOS RELIGIOSOS DE PERNAMBUCO EM 1940. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP (Descontinuada), Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 1, p. 207–228, 2013. DOI: 10.25247/2237-907x.2013v3n1.p207-228. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/theo/article/view/300.. Acesso em: 27 nov. 2024.