Identidade Nacional e a escola católica na República Velha, segundo os intelectuais católicos: nela se educa o caráter, se forma o coração, se prepara o cidadão, se fortalece o crente.

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Emanuela Sousa Ribeiro

Resumo

Este artigo dedica-se a analisar o ensino religioso no Brasil da República (1889 – 1930) a partir do projeto católico de identidade nacional. Analisa-se o ensino religioso como um dos principais espaços de atuação das elites políticas e intelectuais da nação, na busca pela conformação de uma identidade brasileira baseada na moral e na fé católica. Destaca-se, portanto, o papel dos intelectuais e das escolas católicas no processo de difusão de uma identidade católica para o Brasil, tanto através da educação escolar quanto através dos livros didáticos. Essas análises são produzidas tomando-se como fonte de estudo dois recortes distintos: no âmbito local estuda-se a atuação dos intelectuais católicos em torno das escolas católicas da cidade do Recife – PE, e, em âmbito nacional, será analisada a obra de divulgação intitulada Por que me ufano do meu país, publicada pelo Conde de Affonso Celso em 1901. Desse modo, o artigo aborda o ensino religioso católico como a totalidade do processo educacional – formal e não formal – proposto pelos católicos para a nação.

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Como Citar
RIBEIRO, Emanuela Sousa. Identidade Nacional e a escola católica na República Velha, segundo os intelectuais católicos: nela se educa o caráter, se forma o coração, se prepara o cidadão, se fortalece o crente. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP (Descontinuada), Recife, PE, Brasil, v. 2, n. 1, p. 04–23, 2012. DOI: 10.25247/2237-907x.2012v2n1.p04-23. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/theo/article/view/171.. Acesso em: 26 dez. 2024.
Seção
Artigos

Como Citar

RIBEIRO, Emanuela Sousa. Identidade Nacional e a escola católica na República Velha, segundo os intelectuais católicos: nela se educa o caráter, se forma o coração, se prepara o cidadão, se fortalece o crente. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP (Descontinuada), Recife, PE, Brasil, v. 2, n. 1, p. 04–23, 2012. DOI: 10.25247/2237-907x.2012v2n1.p04-23. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/theo/article/view/171.. Acesso em: 26 dez. 2024.