Identidade Nacional e a escola católica na República Velha, segundo os intelectuais católicos: nela se educa o caráter, se forma o coração, se prepara o cidadão, se fortalece o crente.
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Resumo
Este artigo dedica-se a analisar o ensino religioso no Brasil da República (1889 – 1930) a partir do projeto católico de identidade nacional. Analisa-se o ensino religioso como um dos principais espaços de atuação das elites políticas e intelectuais da nação, na busca pela conformação de uma identidade brasileira baseada na moral e na fé católica. Destaca-se, portanto, o papel dos intelectuais e das escolas católicas no processo de difusão de uma identidade católica para o Brasil, tanto através da educação escolar quanto através dos livros didáticos. Essas análises são produzidas tomando-se como fonte de estudo dois recortes distintos: no âmbito local estuda-se a atuação dos intelectuais católicos em torno das escolas católicas da cidade do Recife – PE, e, em âmbito nacional, será analisada a obra de divulgação intitulada Por que me ufano do meu país, publicada pelo Conde de Affonso Celso em 1901. Desse modo, o artigo aborda o ensino religioso católico como a totalidade do processo educacional – formal e não formal – proposto pelos católicos para a nação.
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