OS LUGARES DA CULTURA URBANA E DO CATOLICISMO NAS COMUNIDADES DE PERIPERI: ARTE, POLÍTICA E MEMÓRIA DA IGREJA CATÓLICA EM SALVADOR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo aborda o tema da cultura popular como uma proposta da Igreja Católica progressista que, em primeira análise, buscava o desenvolvimento pleno, adequado e harmônico do ser humano, explorando as autonomias que a dimensão cultural possui na vida social como um todo, tendo como referência o processo de resistência das CEBs (comunidades eclesiais de base) em Salvador. Nosso objeto de estudo foram as comunidades de “São João, São José”, “São Francisco” e “São Judas Tadeu”, modelo de Igreja militante voltada para a problemática social, em oposição a um arquétipo de Igreja carismática, zelosa pela conservação do seu status e arcabouço doutrinário tradicional. Procuramos, através da cultura, investigar a relação entre cultura e arte, religião e política dessas comunidades em uma área conhecida como Periperi entre os bairros de Coutos e Praia Grande no Subúrbio Ferroviário, na Baía de Todos os Santos.
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciada sobre uma licença Creativa Commons Atribuição - Uso não-comercial - Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License
Como Citar
Referências
AMADO, Jorge. Os velhos marinheiros ou O capitão-de-logo-curso. São Paulo: Cia das Letras, 2009, p. 21.
ARQUIDIOCESE DE SALVADOR. Boletim Mensagem do Pastor. O Racismo envergonha o Senhor, 13.mai.1981.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
______. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o Contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1999.
BERTI, Enrico. Novos Estudos Aristotélicos I – Epistemologia, Lógica e Dialética. São Paulo: Loyola, 2011, p. 73.
BOLETIM NACIONAL DA ACO. Ano VI, n° 13, São Paulo, 1985.
CAMARA, Dom Helder. A Missa dos Quilombos. Jornal a Tarde. Salvador, 23 nov. 1981.
CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.
CARDOSO, Nádia. Instituto Steve Biko: Juventude Negra Mobilizando-se por Políticas de Afirmação dos Negros no Ensino Superior. 2005. 246f. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Instituto Steve Biko UNEB, Universidade Estadual da Bahia, 2005.
CARTILHA CEBs de São João: O que há por traz da política, 1985.
CASALDÁLIGA, Pedro; TIERRA, Pedro. Missa dos Quilombos. Música: Milton Nascimento, Disco long play: Philips, São Paulo, 1982.
COSTA, Lucivânia. CEBs São Judas Tadeu. Ata da reunião sobre o Racismo, 09 de nov. 1981.
DEUS, Inácio de. Comunhão e Fé. Jornal da Bahia, 18 de Nov. de 1983.
DINIZ, Paulo; SILVA, Odibar. Piripiri. In DINIZ, Paulo. Quero voltar pra Bahia. Rio de Janeiro: Odeon, 1970. Faixa 1. Disco de Vinil.
FONSECA, Adenilson da Silva. A pessoa negra e a violência urbana no Jornal A TARDE na Salvador/BA entre 1976-1980. p. 3. Disponível em: <http://www.anpuhpb. org./anais_xiii_eeph/textos> 2008. Acesso em: 12 set.2015.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. Trad. de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.
MELO NETO, João Cabral. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1999.
PERANI, Claudio. Notas sobre educação popular. Caderno do CEAS. Salvador: Centro de Estudos e Ação social, n. 233, jan./jun. 2009.
QUEIROZ, Vanice. A conquista da Educação. Folheto Popular, 1980.
QUEIROZ, Vanice. Escola comunitária de Periperi. Associação dos moradores de Periperi. Salvador, 11 de Abril de 2014. Entrevista a Edvaldo Junior.
THOMPSON, E. P. Costumes em Comum. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.