A morte de Deus e o renascimento do sagrado: novas cosmologias religiosas na perspectiva das Ciências da Religião e da Filosofia pós-metafísica
Palavras-chave:
Dessacralização, Pluralismo religioso, Niilismo ativo, Espiritualidades alternativas, Dessacralização; Pluralismo religioso; Niilismo ativo; Espiritualidades alternativas; Subjetivação do sagrado.Resumo
Este artigo investiga como o anúncio nietzschiano da “morte de Deus” não culminou no fim do religioso, mas em seu deslocamento e renascimento em novas configurações cosmológicas. Através de uma metodologia hermenêutica e analítico-descritiva, articula-se a crítica pós-metafísica da filosofia com a observação empírica das Ciências da Religião. Conclui-se que o sagrado ressurge em movimentos e espiritualidades alternativos, oferecendo respostas à busca de sentido num contexto de dessacralização institucional, caracterizado pelo pluralismo e pela subjetivação da experiência religiosa.
Downloads
Referências
BUCKINGHAM, Will et al. O livro da filosofia. Tradução: Douglas Him. São Paulo: Globo, 2011.
GAARDER, Jostein; HELLERN, Victor; NOTAKER, Henry. O livro das religiões. Tradução Isa Mara Lando; revisão técnica e apêndice Antônio Flávio Pierucci. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
HOCK, Klaus. Introdução à ciência da religião. Tradução: Monika Ottermann. São Paulo: Loyola, 2010.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 13. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia 6: de Nietzsche à Escola de Frankfurt. Tradução Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 2005. (Coleção História da filosofia, 6).
ROCHA, Alessandro. Introdução à filosofia da religião: um olhar da fé cristã sobre a relação entre filosofia e a religião na história do pensamento ocidental. São Paulo: Vida, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Miquéias Machado Pontes (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de nenhuma forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.





