A temática da esperança no Antigo e Novo Testamentos
Palavras-chave:
Esperança, Hermenêutica Bíblica, Teologia BíblicaResumo
A temática da esperança é destacada pelo Papa Francisco na Bula de Proclamação do Jubileu Ordinário do ano 2025 que tem como tema a citação de Rm 5,5 “A esperança não engana”. Motivado pelo Ano Jubilar, o presente estudo tem por objetivo identificar a temática da esperança na Sagrada Escritura. O trabalho está dividido em três momentos. No primeiro momento identificar a perspectiva da esperança no Antigo Testamento. No segundo momento identificar qual o ponto central da esperança no Novo Testamento e por último realizar uma análise hermenêutica da temática nos tempos hodiernos. Como resultado da pesquisa espera-se ressaltar a importância da esperança, a partir dos textos bíblicos, para a vivência cristã.
Downloads
Referências
A Bíblia. São Paulo: Paulus, 2002.
CATECISMO da Igreja Católica. Disponível em https://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p3s1cap1_1699-1876_po.html Acesso em: 18 de setembro de 2025.
GOMES, Rita Maria. A esperança e a aliança a partir do paradigma da criação no itinerário do povo de Deus. Fronteiras. Recife, v. 7, n. 2, p. 385-401, jul./dez., 2024.
MCKENZIE, John L. Dicionário bíblico. São Paulo: Paulus, 1983.
MICHAELIS. Dicionário brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2025. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/esperan%C3%A7a/ Acesso: 18 de setembro de 2025.
RUSSO, Roberta. A árvore da vida e outros símbolos cristãos. São Paulo: Paulinas, 2021.
FRANCISCO. Spes non confundit: bula de proclamação do Jubileu ordinário do ano 2025. Roma, 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Edmara Ferreira de Lima (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de nenhuma forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.





