Catequese mistagógica: um caminho de sentido e esperança
Palavras-chave:
Itinerário de fé, Patrística, Iniciação cristã, Experiência pascalResumo
A presente pesquisa aborda a catequese mistagógica como caminho de sentido e Esperança. O objetivo é indicar itinerários catequéticos que se configurem como fonte de confiança. A metodologia utilizada constituiu-se de pesquisa qualitativa, revisão bibliográfica e análise documental. A mistagogia, não é um caminho recente na Igreja, mas remonta à Patrística, quando era vivida após os sacramentos da Iniciação cristã, no Tempo Pascal. Na atualidade, a mistagogia apresenta-se como a grande pedagoga da fé, levando os sujeitos as experiências transformadoras que marcam a existência e inspiram a uma sociedade renovada e vivificada.
Downloads
Referências
A BÍBLIA: Novo Testamento. São Paulo: Paulinas, 2015.
CELAM. Documentos de Aparecida: texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. São Paulo;Brasília: Paulus; Paulinas; Edições CNBB, 2007.
FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Lumen Fidei. Roma: Santa Sé, 2013. Disponível em:<https://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20130629_enciclica-lumen-fidei.html>. Acesso em 14 de Agosto de 2025.
FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. Vaticano, 2013. Disponível em:<https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20131124_evangelii-gaudium.html>. Acesso em 12 de Agosto de 2025.
FRANCISCO, Papa. Spes non confundit: Bula de proclamação do Jubileu Ordinário do ano de 2025. Roma: Santa Sé, 2024. Disponível em:<https://www.vatican.va/content/francesco/pt/bulls/documents/20240509_spes-non-confundit_bolla-giubileo2025.html>. Acesso em 13 de Agosto de 2025.
JOÃO PAULO II, Papa. Exortação Apostólica Catechesi Tradendae. Roma: Santa Sé, 1979. Disponível em:<https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/apost_exhortations/documents/hf_jp-ii_exh_16101979_catechesi-tradendae.html>. Acesso em 14 de Agosto de 2025.
MOLTMANN, J. Teologia da Esperança: estudos sobre os fundamentos e as consequências de uma escatologia cristã. São Paulo: Loyola, 2023.
NODARI, P. C.; FABIANI, C. O conceito de pessoa em Romano Guardini. Revista Eclesiástica Brasileira, [S. l.], v. 79, n. 312, p. 89–118, 2019. DOI: 10.29386/reb.v79i312.1816. Disponível em: https://revistaeclesiasticabrasileira.itf.edu.br/reb/article/view/1816. Acesso em: 14 ago. 2025.
NÚCLEO DE CATEQUESE PAULINAS (NUCAP). Mistagogia a partir do documento da CNBB N. 107. São Paulo: Paulinas, 2018.
PAGOLA, J. A. Caminhos de Evangelização. Petrópolis: Vozes, 2020.
SAGRADA CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO. Ritual de iniciação cristã de adultos. Tradução portuguesa para o Brasil. São Paulo: Paulus, 2009.
SÃO CIRILO DE JERUSALÉM. Catequeses Mistagógicas, Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.
TOLEDO, G. R. R. A mistagogia como “novidade” para a catequese nos dias de hoje. Annales Faje, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 48, 2025. Disponível em:<https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/annales/article/view/5895> . Acesso em 19 de ago. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael Manoel Souza Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de nenhuma forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.





