A esperança da glória que se revelará: a teologia de Santo Agostinho a partir da hermenêutica de Rm 8,18-30
Palavras-chave:
Esperança da redenção, Interpretação agostiniana, Teologia paulinaResumo
Segundo Santo Agostinho, a esperança é uma virtude teologal que envolve o desejo ardente da comunhão eterna com Deus, sua contemplação. Entretanto, a esperança não é dicotômica, uma vez que está intrinsecamente ligada à fé e à caridade aqui na “cidade dos homens”, fortalecendo-se mutuamente. Assim, sua contribuição para a teologia e instabilidade contemporâneas torna-se um consolo durante a nossa jornada na terra. Logo, objetiva-se considerar a interpretação agostiniana do texto de Rm 8 por expressar a certeza da glorificação futura dos crentes, a esperança da redenção do corpo e a expectativa da revelação dos filhos de Deus.
Downloads
Referências
AGOSTINHO, Santo. A graça (I) – O espírito e a letra; A natureza e a graça; A graça de Cristo e o pecado original. São Paulo: Paulus, 1998. [Coleção Patrística, n. 12].
AGOSTINHO, Santo. Explicação de algumas proposições da Carta aos Romanos; Explicação da Carta aos Gálatas; Explicação incoada da Carta aos Romanos. São Paulo: Paulus, 2009. [Coleção Patrística, n. 25].
BEALE, Gregory Kimball. União com o Cristo ressurreto: a nova criação escatológica e a teologia bíblica do Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2025.
BÍBLIA SAGRADA. Nova Versão Transformadora. São Paulo: Mundo Cristão, 2016.
DUNN, James D. G. A teologia do apóstolo Paulo. São Paulo: Paulus, 2003.
SANTOS FILHO, Jivaldo dos; GONZAGA, Waldecir. O Espírito e a filiação cristã: a antropologia pneumatológica de Paulo na Carta aos Romanos. Petrópolis, RJ: Vozes: PUC-Rio, 2021.
SEIDENSTICKER, Philipp. A nova existência cristã na perspectiva de Paulo. In: SCHREINER, Josef; DAUTZENBERG, Gerhard (org.). Forma e exigências do Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcone de Lima (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de nenhuma forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.





