“O jumento é nosso irmão”
análise literária da figura do jumento na Sagrada Escritura
Palavras-chave:
Jumento, Fábula, Sagrada Escritura, Linguagem simbólica, Jumenta de BalaãoResumo
O presente estudo versa sobre o lugar do jumento na Escritura e na vida do povo nordestino. O objetivo é perceber como esse animal foi adquirindo importância e destaque. Para tanto, aborda-se primeiramente a importância do jumento na vida econômica do povo de Israel. Em seguida comenta-se o gênero literário fábula presente na narrativa da jumenta de Balaão e conclui-se com a apresentação da figura do jumento tanto na literatura escrita e audiovisual e seu lugar na vida dos sertanejos do nordeste brasileiro. A conclusão a que se pretende chegar é que esse animal vem crescendo em sua valorização.
Downloads
Referências
A BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.
McKenzie, John L. Dicionário Bíblico. São Paulo: Paulus, 1983.
PIKAZA, Xabier. Gran Diccionario de la Biblia. Espanha: Verbo Divino, 2015.
SILVA, Cássio Murilo Dias da. Leia a Bíblia como literatura. São Paulo: Loyola, 2007.
SILVA, Cássio Murilo Dias da. Metodologia de exegese bíblica: versão 2.0. São Paulo: Paulinas, 2022.
SOUSA, Leonardo Igor de. Brasil abate mais de 60% da população de jumentos em 6 anos para exportar pele para China. Disponível em https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2023/08/26/brasil-abate-mais-de-60percent-da-populacao-de-jumentos-em-6-anos-para-exportar-pele-para-china.ghtml Acesso em 30 de setembro de 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Edmara Ferreira de Lima (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de nenhuma forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.