CHAMADAS TEMÁTICAS DE ARTIGOS PARA AS EDIÇÕES DE 2026

2018-02-22
TEMÁTICAS PARA 2026   Religião e Violência Jan./Jun. 2026 – v. 9, n. 1   Submissão até 30 de março de 2026

A humanidade sempre conviveu com diversas formas de violência e, em nosso tempo, não é diferente. Este dossiê de Fronteiras – Revista de Teologia da Unicap pretende reunir reflexões sobre as diversas formas de violência e o papel que as religiões assumem nesse dinamismo. Importa perceber como a religião pode em alguns casos legitimar e promover a violência e como ela pode ser instrumento de libertação e elemento limitador de comportamentos violentos. Desse modo, busca-se identificar incompreensões, desvios e manipulações dos sistemas religiosos que geram violência, bem como os elementos libertadores e promotores de uma cultura de paz.

 

Corporeidade e teologia da encarnação na contemporaneidade Jul./Dez. 2026 – v. 9, n. 2   Submissão até 30 de setembro de 2026

A questão da corporeidade e da carnalidade humana sempre ocuparam lugar central no âmago da experiência do cristianismo e de sua respectiva linguagem por conta do dado irrenunciável da Revelação em torno da Encarnação do Verbo e de sua repercussão imediata na fé e suas consequências para a práxis cristã. Entretanto, vivemos numa época atravessada por uma série de indagações que nos levam a perguntar pelo autêntico valor e pela legitimidade do corpo e da carne na contemporaneidade. Nesse contexto, a interdisciplinaridade da(s) teologia(s) da encarnação com outras ciências empíricas, ciências humanas e com a filosofia, se faz urgente e necessária a fim de se compreender e matizar o fenômeno da carne em torno do prazer, da relação, do desejo, do exercício do poder etc. e, portanto, como condição existencial da humanidade para além da mera materialidade dos corpos. Em função disso, trata-se de coletar artigos que tenham como objeto a produção teológica focada na abordagem histórico-crítica a respeito da reabilitação do corpo pelo cristianismo bem como aquelas que trabalhem a dimensão sócio-político-cultural-ecológica da compreensão atual da corporeidade em franco diálogo com a fé cristã.