ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL

A PALAVRA DE DEUS NA DINÂMICA EVANGELIZADORA DAS PEQUENAS COMUNIDADES ECLESIAIS

Authors

  • Dione Afonso Rodrigues Pereira Metropolitana Author

Keywords:

Povo de Deus, Palavra de Deus, Animação Bíblica, Concílio Vaticano II, Comunidades Eclesiais

Abstract

O povo de Deus nasce de uma Promessa (Gn 22,16-18), “tem sua origem na Bíblia”. A investigação do conceito “povo de Deus” dá corpo ao Projeto de Iniciação Científica que se desenvolve no contexto do curso de Teologia da FAJE na modalidade EaD. O estudo busca reunir as implicações teológicas e pastorais pós Concílio Vaticano II na Igreja da América Latina, tendo como fonte principal a obra Povo de Deus. O autor defende a tese de que o Vaticano II recordou à Igreja que ela é “povo de Deus” e que partilha de uma esperança que é comum, pois é uma multidão reunida. A proposta de uma “Animação Bíblica da Vida e da Pastoral”, para o povo de Deus, depara-se com um tempo de urgência evangelizadora: não nos basta uma “pastoral de mera conservação”, isso resultaria numa “Igreja sem ânimo”. Mais que uma campanha, esta proposta se apresenta como um processo que conta com as comunidades de portas abertas, para um trabalho que comece pela Palavra de Deus. É ela que nos une. É a Voz do Senhor que garante e sustenta a unidade da Igreja. Para compreender a Igreja como “povo de Deus” é imprescindível trabalhar o encanto pela Bíblia, pois a Igreja se funda na Palavra de Deus. A Igreja, enquanto “povo de Deus”, encontra nas pequenas Comunidades Eclesiais, lugar privilegiado, criativo e fecunda de ser “povo de Deus” iluminado pela Escritura.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Dione Afonso Rodrigues Pereira, Metropolitana

    Pós-Graduado em Comunicação Digital e Design Gráfico pela METROPOLITANA.

References

BENTO XVI, Papa. Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. A Santa Sé, 2010. Disponível em: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/apost_exhortations/documents/hf_ben-xvi_exh_20100930_verbum-domini.html. Acesso em: 27 de junho de 2025.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. “E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14): Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias. Brasília: Edições CNBB, 2022 (Documentos da CNBB, 111).

COMBLIN, José. O Povo de Deus. São Paulo; Madrid: Paulus; Ediciones Cristandad, 2002. Madrid:

CONGAR, Yves. A Igreja como Povo de Deus. In: Revista Concilium. Ano I, n. I, p. 9-26, 1965.

CONGAR, Yves. Un Pueblo Mesianico: La Iglesia Sacramento de Salvacion. 1975.

FRANCISCO, Papa. XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos: Sínodo 2021-2021: Por uma Igreja Sinodal: comunhão, Participação e Missão (Documento Final). Brasília: Edições CNBB, 2024 (Documentos da Igreja 75).

PAULO VI, Papa. Constituição Dogmática Lumen Gentium sobre a Igreja. Disponível em: https://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19641121_lumen-gentium_po.html. Acesso em: 17 de maio de 2025.

Published

2025-12-23

Conference Proceedings Volume

Section

Artigos dos Anais

How to Cite

PEREIRA, Dione Afonso Rodrigues. ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL: A PALAVRA DE DEUS NA DINÂMICA EVANGELIZADORA DAS PEQUENAS COMUNIDADES ECLESIAIS. Congresso Nacional de Animação Bíblica da Pastoral, Goiania, GO, Brasil, n. 2, p. 45–53, 2025. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/congressoabp/article/view/3598.. Acesso em: 22 jul. 2026.

Similar Articles

1-10 of 12

You may also start an advanced similarity search for this article.