A FESTA DO PAU DA BANDEIRA DE SANTO ANTÔNIO DE BARBALHA-CEARÁ: PROCESSO DE FOLCLORIZAÇAO COM DESTAQUE AOS GRUPOS DE REISADO

Autores

  • Georgia Rolim da Silva Universidade Católica de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Cultura popular, Tradição, Reisado

Resumo

A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, realizada em Barbalha-CE, é uma das manifestações culturais mais significativas do Nordeste brasileiro, iniciada em 1928. Anualmente, a celebração ocorre no domingo de abertura do ciclo festivo de Santo Antônio, quando um mastro é carregado pelas ruas e erguido ao lado da Igreja Matriz, marcando o início das festividades. Na década de 1970, durante a gestão do prefeito Fabriano Sampaio, os grupos folclóricos, especialmente os Reisados, ganharam destaque e apoio institucional, impulsionando um processo de resgate e valorização das tradições locais. O Reisado, dividido em modalidades como Congo, Couro e Bailes, é um dos pontos altos da festa, com cortejos que simbolizam a chegada dos Reis Magos e envolvem danças e cânticos típicos. A festividade mistura fé e cultura, atraindo turistas e devotos interessados na simbologia mística do “pau de Santo Antônio”, famoso por sua promessa de casamento para aqueles que o tocam com fé. Essa celebração se consolidou como um importante evento turístico e cultural de Barbalha, representando a identidade nordestina em sua essência e destacando a tradição viva e dinâmica da cultura popular cearense.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Georgia Rolim da Silva, Universidade Católica de Pernambuco

    Mestranda do Programa Pós-Graduação em História PPGH Unicap

Referências

ARAÚJO, José Edvar Costa de. Dimensões socioeducativas da Festa do Pau da Bandeira: decifrando pluralidade e multiangulações. In: SOARES, Igor de Menezes; SILVA, Ítala Byanca Morais da. (Org.). Sentidos de devoção: festa e carregamento em Barbalha. Fortaleza: IPHAN, 2013.

BARROSO, Raimundo Oswald Cavalcante. Reis de Congo. Fortaleza: Ministério da Cultura; Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais; Museu da Imagem e do Som, 1996.

BEZERRA, Sandra Nancy. Irmandades de penitentes do Sítio Cabeceiras (Barbalha-CE): penitência e autoflagelo. Monografia (Especialização) – Universidade Regional do Cariri, Crato, 1998.

BRITO, Maria do Socorro. Mudanças na organização do espaço: o novo e o velho no Cariri canavieiro cearense. Fortaleza: IOCE, 1985.

CARDOSO, Antônio Igor D. (In) visibilidade de espaços festivos: a centralidade da Festa de Santo Antônio e as manifestações periféricas de Barbalha, Ceará. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2013.

CASCUDO, C. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6. ed. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1988.

CASTRO, Beatriz. Chá do padroeiro dos casamenteiros faz milagre e acaba com a solteirice. G1 Globo Repórter, Barbalha, Ceará, 24 jun. 2011. Disponível em: https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2011/06/cha-do-padroeiro-dos-casamenteiros-faz-milagre-e-acaba-com-solteirice.html. Acesso em: 26 jul. 2024.

FIGUEIREDO FILHO, J. de. O folclore no cariri. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1962.

IPHAN-CE. Sentidos de devoção: festa e carregamento em Barbalha. Organização Igor de Menezes Soares ; Ítala Byanca Morais da Silva. Fortaleza: Iphan, 2013.

PINHEIRO, Irineu. O Cariri: seu descobrimento, povoamento, costumes. Ed. fac-sim. Fortaleza: FWA, 2009.

SANTOS, Ruth Rodrigues. A festa que é a mesma, sendo continuamente outra: a ressignificação da Festa (do pau da bandeira) de Santo Antônio de Barbalha, Ceará através das mudanças e continuidades. 112f. João Pessoa, 2015.

SILVA, Simone Pereira da. Os sentidos da festa: (re) significações simbólicas dos brincantes do Reisado de Congo em Barbalha/CE. 142f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

SILVA, Jane. Um “Oásis” Chamado Cariri: Instituto Cultural do Cariri, Natureza, Paisagem e Construção Identitária do Sul Cearense (1950-1970) / Jane Silva. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 267 p. 2019.

SOUZA, Océlio Teixeira de. A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha (CE): entre o controle e a autonomia (1928-1998). 2000. Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

A FESTA DO PAU DA BANDEIRA DE SANTO ANTÔNIO DE BARBALHA-CEARÁ: PROCESSO DE FOLCLORIZAÇAO COM DESTAQUE AOS GRUPOS DE REISADO. (2024). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 18. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/3169

Artigos Semelhantes

11-19 de 19

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.