A FESTA DO PAU DA BANDEIRA DE SANTO ANTÔNIO DE BARBALHA-CEARÁ: PROCESSO DE FOLCLORIZAÇAO COM DESTAQUE AOS GRUPOS DE REISADO
Palavras-chave:
Cultura popular, Tradição, ReisadoResumo
A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, realizada em Barbalha-CE, é uma das manifestações culturais mais significativas do Nordeste brasileiro, iniciada em 1928. Anualmente, a celebração ocorre no domingo de abertura do ciclo festivo de Santo Antônio, quando um mastro é carregado pelas ruas e erguido ao lado da Igreja Matriz, marcando o início das festividades. Na década de 1970, durante a gestão do prefeito Fabriano Sampaio, os grupos folclóricos, especialmente os Reisados, ganharam destaque e apoio institucional, impulsionando um processo de resgate e valorização das tradições locais. O Reisado, dividido em modalidades como Congo, Couro e Bailes, é um dos pontos altos da festa, com cortejos que simbolizam a chegada dos Reis Magos e envolvem danças e cânticos típicos. A festividade mistura fé e cultura, atraindo turistas e devotos interessados na simbologia mística do “pau de Santo Antônio”, famoso por sua promessa de casamento para aqueles que o tocam com fé. Essa celebração se consolidou como um importante evento turístico e cultural de Barbalha, representando a identidade nordestina em sua essência e destacando a tradição viva e dinâmica da cultura popular cearense.
Downloads
Referências
ARAÚJO, José Edvar Costa de. Dimensões socioeducativas da Festa do Pau da Bandeira: decifrando pluralidade e multiangulações. In: SOARES, Igor de Menezes; SILVA, Ítala Byanca Morais da. (Org.). Sentidos de devoção: festa e carregamento em Barbalha. Fortaleza: IPHAN, 2013.
BARROSO, Raimundo Oswald Cavalcante. Reis de Congo. Fortaleza: Ministério da Cultura; Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais; Museu da Imagem e do Som, 1996.
BEZERRA, Sandra Nancy. Irmandades de penitentes do Sítio Cabeceiras (Barbalha-CE): penitência e autoflagelo. Monografia (Especialização) – Universidade Regional do Cariri, Crato, 1998.
BRITO, Maria do Socorro. Mudanças na organização do espaço: o novo e o velho no Cariri canavieiro cearense. Fortaleza: IOCE, 1985.
CARDOSO, Antônio Igor D. (In) visibilidade de espaços festivos: a centralidade da Festa de Santo Antônio e as manifestações periféricas de Barbalha, Ceará. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2013.
CASCUDO, C. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6. ed. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1988.
CASTRO, Beatriz. Chá do padroeiro dos casamenteiros faz milagre e acaba com a solteirice. G1 Globo Repórter, Barbalha, Ceará, 24 jun. 2011. Disponível em: https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2011/06/cha-do-padroeiro-dos-casamenteiros-faz-milagre-e-acaba-com-solteirice.html. Acesso em: 26 jul. 2024.
FIGUEIREDO FILHO, J. de. O folclore no cariri. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1962.
IPHAN-CE. Sentidos de devoção: festa e carregamento em Barbalha. Organização Igor de Menezes Soares ; Ítala Byanca Morais da Silva. Fortaleza: Iphan, 2013.
PINHEIRO, Irineu. O Cariri: seu descobrimento, povoamento, costumes. Ed. fac-sim. Fortaleza: FWA, 2009.
SANTOS, Ruth Rodrigues. A festa que é a mesma, sendo continuamente outra: a ressignificação da Festa (do pau da bandeira) de Santo Antônio de Barbalha, Ceará através das mudanças e continuidades. 112f. João Pessoa, 2015.
SILVA, Simone Pereira da. Os sentidos da festa: (re) significações simbólicas dos brincantes do Reisado de Congo em Barbalha/CE. 142f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.
SILVA, Jane. Um “Oásis” Chamado Cariri: Instituto Cultural do Cariri, Natureza, Paisagem e Construção Identitária do Sul Cearense (1950-1970) / Jane Silva. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 267 p. 2019.
SOUZA, Océlio Teixeira de. A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha (CE): entre o controle e a autonomia (1928-1998). 2000. Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Georgia Rolim da Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam neste Evento concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Colóquio de História da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado neste Colóquio (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial neste Evento.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).


