Empatia e Ética na fenomenologia de Edith Stein
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2015.v1n2.p34-46Resumo
O objetivo deste estudo é apresentar o tema da empatia proposto por Edith Stein como fundamento para abordagem de perspectivas éticas nas relações humanas. Stein investiga qual é o sentido essencial dos atos de empatia, consequentemente como os seres humanos podem perceber as vivências alheias. O argumento central do trabalho consiste em ressaltar que no desenvolvimento da investigação sobre o tema da empatia de Stein, é notória a intrínseca relação que se dá com a ética, ao passo que os sujeitos nas relações intersubjetivas são impulsionados a compreender as vivências do Outro, considerando-a como vivência própria, o que leva o sujeito adotar perspectivas éticas com respeito à alteridade. Para evidenciar estes aspectos o estudo contém uma introdução contextualizando a discussão e logo se divide em dois momentos. No primeiro, são destacados os principais aspectos de clarificação fenomenológica que permitem descrever a essência do tema da empatia de Stein. No segundo, discute-se a importância da afirmação dos valores constituídos intersubjetivamente em relação empática e sua contribuição para o fortalecimento da ética nas relações humanas. Por fim, evidencia-se o esforço no curso do trabalho de situar a relação essencial entre o desenvolvimento da empatia e a efetivação da ética no fluir das vivências.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-01-26
Edição
Seção
Artigos
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.
Como Citar
GRZIBOWSKI, Silvestre; BAREA, Rudimar. Empatia e Ética na fenomenologia de Edith Stein. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 15, n. 2, p. 34–46, 2016. DOI: 10.25247/P1982-999X.2015.v1n2.p34-46. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/714.. Acesso em: 24 dez. 2024.