Sellars: en torno al estatus epistemológico del conocimiento no inferencial
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2014.v1n2.p23-51Resumo
El presente artículo se centra en la caracterización del conocimiento no inferencial, realizada por Willfrid Sellars en su artículo Empiricism and Philosophy of Mind (1956). El motivo para realizar esta lectura surge, por un lado, de las dificultades para comprender la idea de un conocimiento no inferencial compatible con el requerimiento de un holismo conceptual y la negación de su carácter de inmediato y, por el otro, de la comparación de esta clase de conocimiento con el conocimiento inmediato defendido por Alston en What’s Wrong with Immediate Knowledge? (1983). Nuestro objetivo será, según esperamos aclarar, que la postura de Sellars establece la viabilidad de una concepción de conocimiento no inferencial no comprometida con la idea de lo dado, ello a partir de la negación del carácter inmediato de tal conocimiento y bajo el compromiso de una concepción normativa del mismo y del requisito de un sujeto epistemológico reflexivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.