Lua Nova do Penar, documentário que os ex-alunos de Jornalismo da Unicap Leila Jinkings e Sidnei Pires realizaram no ano passado como projeto experimental de conclusão de curso sob orientação do professor Alexandre Figueirôa, será lançado em São Paulo, no dia 5 de outubro. No mesmo mês, o vídeo também será exibido na Grécia, durante festival de filmes digitais.
O lançamento em São Paulo marca o Centenário de Hiram de Lima Pereira, o personagem do curta. O evento faz parte do calendário dos Sábados Resistentes, coordenado pelo Memorial da Resistência de São Paulo em conjunto com o Núcleo de Preservação da Memória Política.
Após a apresentação do documentário, haverá debate com a participação de Marcelo Mário de Melo, dos realizadores Leila e Sidnei e dos coordenadores do evento Kátia Felipini e Maurice Politi. Em seguida, Hiram será homenageado pelos seus 100 anos, com a participação das filhas, netos e bisnetos. O Memorial da Resistência de São Paulo fica no Largo General Osório, 66, antiga sede do DOPS.
Em outubro, após o centenário, os realizadores seguem para a Grécia, cidade de Lefkas, onde será exibido o filme na seção Documentários do festival IONIAN INTERNATIONAL DIGITAL FILM FESTIVAL (IIDFF), que acontece de 09 a 14 de outubro.