A Agência-Laboratório de Práticas Inovadoras em Comunicação da UNICAP (UNILAB), vinculada ao curso de Jornalismo, torna pública a abertura de processo seletivo para o semestre 2021.1, do qual podem participar exclusivamente estudantes a partir do 2º período de Jornalismo dessa instituição, regularmente matriculados.

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

A UNILAB é um Projeto de Extensão do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, que atende às diretrizes nacionais curriculares (DNCs) para os cursos de jornalismo no país. É uma agência que atua em quatro eixos: assessoria de comunicação, pesquisa, produção de mídias e ensino-aprendizagem.

Como tal, presta serviços a entidades externas e instâncias internas da Universidade, com assessorias de comunicação e imprensa, gestão de redes sociais, construção de sites, projetos de comunicação e produção de conteúdos.

Os alunos selecionados serão voluntários, com a possibilidade de bolsas, e atuarão em uma ambiência que permita complementar a sua formação, podendo participar de cursos de formação e outros serviços oferecidos pelos clientes-parceiros da Unilab em um sistema de permutas.

DOS REQUISITOS

Os candidatos devem estar regularmente matriculados no curso de jornalismo da UNICAP antes da seleção e durante o trabalho;

É preciso ter disponibilidade no turno da tarde ou da noite para realização das atividades;

A maior parte das atribuições acontece nas dependências da Unicap, que atualmente funciona em modo remoto, mas eventualmente, quando houver segurança para isso, pode ser necessário o deslocamento a eventos ou à sede dos parceiros-clientes.

DAS VAGAS

A seleção destina-se ao preenchimento de 08 (oito) vagas para atuar entre Março e Agosto de 2021, podendo o período ser prorrogado por até o limite de seis meses, caso haja interesse entre as partes.

O trabalho envolve a produção de conteúdos (textos, fotos, áudios e vídeos), gestão de redes sociais, elaboração e execução de projetos de comunicação para parceiros-clientes.

Também são consideradas necessárias as habilidades gestão de redes sociais (HootSuite, SocialPilot), edição de texto (Word, Libre Office), edição vídeo (Adobe Premiere, Final Cut) e foto (Adobe Photoshop, Lightroom), criação de sites (WordPress e/ou Wix) e conhecimento da plataforma Canvas.

(Não deixe de se inscrever se você não domina todas essas tecnologias).

São ainda fatores indispensáveis a habilidade de se adaptar às mudanças e novas tarefas, a capacidade de resolver problemas e de inovar no trabalho com jornalismo.

DA INSCRIÇÃO

Xs candidatXs interessadxs devem enviar currículo (documento em PDF ou .DOC) anexado ao e-mail unilab@unicap.br, com Assunto “SELEÇÃO UNILAB 2021.1” entre os dias 15 e 19 de março.

DO  PROCESSO SELETIVO

A seleção será realizada em três fases.

Na primeira, professores do curso de jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco farão a análise dos currículos dos candidatos inscritos. Essa análise servirá como pré-seleção dos interessados e será baseada nas informações apresentadas no currículo do estudante e nas habilidades demonstradas pelos candidatos em disciplinas já ministradas pelos docentes.

Na segunda etapa, os candidatos pré-selecionados receberão um formulário para preencher.

Na terceira e última etapa, os candidatos serão chamados para uma entrevista com professores do curso de jornalismo e coordenação da Agência-Laboratório de Práticas Inovadoras em Comunicação da UNICAP.

DA DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS

Os resultados serão divulgados no site do Curso de Jornalismo e em suas redes sociais até o dia 26 de março. Os selecionados deverão se apresentar na segunda-feira seguinte, dia 29 de março, às 10h para uma reunião em modo remoto, de maneira a conhecer melhor a Unilab, seus projetos e, ainda, iniciar o trabalho.