O Festival 3i é o primeiro evento do Brasil voltado especialmente para a inovação e o empreendedorismo, questões essenciais para a nova geração do jornalismo digital. Em sua quarta edição regional, o Festival 3i Nordeste desembarcou no Recife, no dia 19 de novembro, para um dia de conversas sobre novos projetos e estratégias para a sustentabilidade do jornalismo. O evento foi realizado com o apoio da Fundação Ford e da Unicap.

Alunos, alunas, professores e professoras do curso de Jornalismo da Unicap marcaram presença no evento que ocupou não apenas salas e auditórios, mas também o jardim do Bloco G da instituição. A diretora da Escola de Comunicação da Unicap, professora Carolina Monteiro, falou sobre a importância do festival. “Esse evento é fundamental para o jornalismo que queremos construir aqui no Nordeste. Por esse jornalismo que busca essa inovação, que busca a independência e o empreendedorismo. É fundamental tanto para a região como para o jornalismo que é feito aqui”, destacou Carolina.

O 3i nasceu como uma iniciativa de 13 plataformas de jornalismo digital e independentes: ((o))eco, Agência Lupa, Agência Pública, Congresso em Foco, Énois, JOTA, Marco Zero Conteúdo, Nexo, Nova Escola, Poder360, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora e Repórter Brasil. Em 2022, o evento passou a ser realizado pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), organização que representa mais de 90 organizações jornalísticas de todo o país, atuando em defesa de seus interesses.

A programação inclui temas como “Caminhos para a sustentabilidade: papo com financiadores de projetos jornalísticos”, “Como tirar uma ideia do papel e transformá-la em iniciativa de jornalismo digital”, “O ano do podcast no Brasil finalmente chegou?”, entre outros.

Confira vídeo do Festival 3i feito por alunos do curso de Jornalismo. https://www.youtube.com/watch?v=i5FdmBKM_RI