A partir desta segunda-feira, 22 de maio, será realizada a Semana Laudato Si’ 2023. O evento segue até o dia 28 de maio e marca o oitavo aniversário da encíclica histórica do Papa Francisco sobre o cuidado da criação e a importância do meio ambiente. A celebração reúne os católicos do mundo para discutir a encíclica Laudato Si’ (Louvado Seja). Escrita em 2015 pelo Papa Francisco, o documento tem o intuito de alertar sobre a degradação ambiental em relação às mudanças climáticas devido ao consumismo e desenvolvimento irresponsável.

O evento contará com a participação de representantes de todas as universidades jesuítas no mundo. A Unicap marcará presença na Semana Laudato Si’ 2023 através das quatros cátedras existentes na instituição: Cátedra Laudato Si’, Cátedra Dom Helder Câmara de Direitos Humanos, Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação e Cátedra Chiara Lubich Fraternidade e Humanismo.

Como parte da programação, a Unicap vai apresentar no dia 23 de maio o seu painel ‘’Ecologia Integral: Fraternidade, Diálogo e Direitos’. O evento será a partir das 15 horas (horário de Brasília) transmitido ao vivo pelo canal da UNICAP no Youtube. O evento é organizado pelo Grupo de Trabalho Meio Ambiente e Sustentabilidade (RAS) e pela Associação de Universidades Confiadas a Companhia de Jesus na América LAtina (AUSJAL).

Confira abaixo a lista detalhado dos participantes e os seus respectivos temas:

Atualmente, a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) tem quatro cátedras. A Cátedra Laudato Si da Unicap é uma ação pioneira que aconteceu durante a programação da VII Semana Socioambiental da Unicap sendo a primeira no Brasil e realiza parcerias com instituições e organismo acadêmicos, movimentos sociais e populares para pensar, refletir e agir em torno da questão socioambiental.

A Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação é uma homenagem ao jornalista Luiz Beltrão e sua história de pioneirismo, inovação e pesquisa em comunicação tendo sido o fundador do curso de Jornalismo da Unicap, o primeiro do Norte e Nordeste com 63 anos de atividade.

Já a Cátedra Dom Helder Câmara de Direitos Humanos foi inspirada em um desejo antigo do religioso pernambucano de que a Unicap tivesse uma disciplina dedicada à justiça e aos direitos humanos. Assim nasceu a Cátedra Dom Helder Câmara de Direitos Humanos.

A Cátedra Chiara Lubich Fraternidade e Humanismo é fruto da parceria entre duas comunidades acadêmicas, a Unicap e a ASCES, de Caruaru, fortalecendo a integração institucional, assim como presta uma homenagem a Chiara Lubich, Doutora Honoris Causa em Economia pela Unicap e importante personalidade do século XX. A Cátedra busca pensar e refletir a noção de fraternidade para elaboração de novos humanismos em relação a liberdade e a igualdade, sem esquecer que a fraternidade traz um apelo à inteligência e um desafio do mundo contemporâneo interconectado.