Por Fabíola Mendonça
No momento em que as instituições brasileiras convencionais, incluindo a mídia, têm sua credibilidade questionada, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) acaba de imprimir sua mais nova publicação: o livro Mídia, Movimentos Sociais e Direitos Humanos – O desafio democrático à comunicação, organizado pelo pesquisador e professor da UFPE Marco Mondaini. Fruto de uma coletânea de 18 artigos, a obra será lançada na próxima terça-feira, dia 8 de outubro, às 19h, na sala 510, do Bloco “A” da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
Com textos de 24 autores, a publicação é dividida em três partes, começando com Comunicação, mídias e espaço público, seguida por Comunicação, sujeito e movimentos sociais, encerrando com Comunicação, política e direitos humanos. São artigos que refletem sobre o campo midiático como espaço público, regulação da comunicação, coronelismo eletrônico, discurso jornalístico e movimentos sociais, direito humano à comunicação, comunicação pública, entre outras temáticas.
Ao apresentar o livro, Marco Mondaini explica que a publicação tem “a pretensão de servir como instrumento de reflexão para os movimentos sociais que lutam pelos direitos dos trabalhadores pobres, sem terra, sem teto, mulheres, homossexuais, negros, índios, crianças e adolescentes, idosos, que formam a massa de (não) cidadãos produzidos e reproduzidos pelas particularidades do capitalismo brasileiro – um capitalismo que ainda traz em si as marcas mais profundas do patriarcado e do patrimonialismo da nossa história colonial.”
As temáticas presentes em Mídia, Movimentos Sociais e Direitos Humanos… são resultado das reflexões e inquietações que pautaram, e pautam, o Núcleo de Estudos de Comunicação e Direitos Humanos (NCDH), um grupo de estudos interdisciplinar da UFPE, vinculado aos programas de pós-graduação em Comunicação e Serviço Social da instituição. A proposta do livro é ultrapassar os muros da academia e dialogar com a sociedade, como bem comenta Laurindo (Lalo) Leal Filho, no prefácio da obra:
“É a Universidade cumprindo seu papel de estimular a pesquisa, de subsidiar o ensino com reflexões inéditas e de estender o conhecimento a amplos setores da sociedade, aproximando-os da vida acadêmica. Sai, dessa forma, dos seus muros para compartilhar com os movimentos sociais e políticos as aspirações de transformações e mudanças de que tanto necessita o mundo atual.”
INFORMAÇÕES: Marco Mondaini – 81 86778849
SERVIÇO:
Livro Mídia, Movimentos Sociais e Direitos Humanos – O desafio democrático à comunicação
Autor: Marco Mondaini (organizador)
Lançamento: Dia 8 de outubro – às 19h
Na Sala 510 – Bloco “A” da Unicap
Aberto ao público