de extensão

& Iniciação científica

Programas de extensão

A extensão é uma prática acadêmica e social que media a relação entre a universidade e a sociedade, aproximando-as. A atividade cumpre um triplo papel: interferir positivamente na construção da sociedade; contribuir com princípios éticos para a produção de conhecimento e as atividades de ensino-aprendizagem; e desenvolver parâmetros epistemológicos para a pesquisa e parâmetros pedagógicos para a atividade docente.

O principal objetivo é disponibilizar expertises desenvolvidas na universidade para atender demandas da sociedade e com isso produzir conhecimento e formar profissionais.

Vários de nossos professores coordenam projetos de Extensão dos quais nossos alunos participam como monitores, oficineiros, consultores, entre outras atividades em comunidades populares, mas também em parcerias com empresas, ONGs, Associações Comunitárias e Instituições Estatais.

Iniciação científica

A iniciação científica é uma oportunidade de ampliar horizontes. Através dela, estudantes de jornalismo são apresentados a um outro olhar sobre o jornalismo que pode dar origem a uma carreira de pesquisador. O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica (PIBIC) da UNICAP conta com 330 bolsas financiadas pela própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).