Com informações da equipe do programa Polivoz

Equipe Polivoz.

Alunos do 6º período do curso de Jornalismo da Católica terão um programa de rádio apresentado pela Universitária FM (99, 9 MhZ). Intitulado Polivoz Especial – Comunicação Pública, a produção foi orientada pela professora Andréa Trigueiro com apresentação dos estudantes Davi Saboya, Milena Cavalcanti e Rossini Gomes.

A conteúdo é fruto de uma cobertura jornalística feita pelos alunos durante a Semana de Comunicação Pública e fez parte da disciplina de Radiojornalismo III. O programa Polivoz foi ao ar na sexta-feira (16), às 10h, e foi reprisado na quarta-feira (21), às 20h.

A atração foi veiculada dentro da programação da Semana de Democratização da Comunicação e contou com matérias que abordaram a regulação da mídia, por Rebeka Rodrigues; proposta de regulamentação da mídia, por Agostinho Santiago; dificuldade em manter e conseguir a qualidade na produção, por Mayara Ezequiel; direitos autorais, por Maria Eduarda Barbosa; distribuição audiovisual, por Marina Meireles; regionalização da voz, por Kamyla Brito; mercado do radialista, por Karoline Gomes; qualidade do áudio, por Marcela Moreira; qualidade da imagem, por Marina Araújo; relação entre comunicação e saúde, por Tatiana Ferreira; mobilização em prol da comunicação pública, por Eliane Lima.

Além das matérias, a equipe fez também uma cobertura online por meio da Fanpage do Facebook. Na página é possível acompanhar o desenrolar do trabalho dos alunos. As temáticas serão comentadas ao longo do programa pelo integrante do Núcleo de Rádios e TVs Universitárias (NRTVU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Felipe Peres Calheiros, convidado ao estúdio.

Prática

O Polivoz surgiu no segundo semestre de 2014 por meio da proposta da professora Andréa, dentro das atividades práticas da disciplina de Radiojornalismo. A primeira edição do programa foi apresentada no dia 04 de setembro do ano passado.

No início, ele era produzido semanalmente com uma temática específica e com rodízio das funções de repórteres, de produtores e de apresentadores distribuídas entre os 20 alunos. A segunda temporada teve como proposta a grande cobertura jornalística de dois eventos por meio de um trabalho de produção de conteúdos radiofônicos que foram publicados em multiplataformas a partir da discussão, em sala de aula, sobre web radiojornalismo.

Para esta segunda etapa, foram gravados dois programas especiais. O primeiro deles foi sobre o Encontro Nordestino pelo Direito à Comunicação (ENeDC) e o segundo, sobre a Semana de Comunicação Pública. Nessa experiência contextualizada no seio da cibercultura, foram também produzidos conteúdos para as redes sociais (Facebook e Instagram). Form publicados vídeos, fotos, textos e áudios. Os materiais dialogam entre si e se complementam de forma transmidiática.

O Polivoz também rendeu uma produção acadêmica que deve ser apresentada no próximo ano no Intercom Nordeste, que será realizado em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.