
A prestigiada revista Global Media & Communication (Sage Journals) publicou artigo assinado pelos professores Juliano Domingues e Cláudio Bezerra, intitulado “Asphyxiation and instability in Brazilian audio-visual policy under Bolsonaro’s rule”. Nele, está parte dos resultados de uma pesquisa realizada em rede (Unicap, UPE, UFBA, Uneb e UFPE), com financiamento do CNPq.
O artigo investiga os impactos da instabilidade institucional na promoção da produção audiovisual brasileira durante o governo Bolsonaro. A pesquisa partiu da seguinte pergunta: como produtores independentes e gestores da Ancine perceberam o papel do governo Bolsonaro na implementação da política para o setor audiovisual? A partir de uma abordagem de métodos mistos e multinível (multilevel mixed-methods approach), ancorada no institucionalismo histórico e no modelo de desmonte de políticas públicas (policy dismantling model), os autores analisaram respostas a questionários aplicados a diferentes atores do setor.
Os resultados revelam uma percepção generalizada de que as ações do governo foram prejudiciais à Ancine e aos mecanismos de fomento, principalmente por meio de cortes orçamentários e instabilidade. Ainda assim, destacam-se a resiliência dos produtores independentes e a solidez institucional da agência como fatores de resistência.
Com Impact Factor 0.9 e 5-Year Impact Factor 1.3, a Global Media & Communication ocupa posição de destaque entre os periódicos internacionais da área, com índice h5 de 17 e mediana h5 de 23. Além de Juliano Domingues e Cláudio Bezerra, o artigo conta com a coautoria de Othon Jambeiro (UFBA), Ulisses Melo (UFPE), Kátia Morais (Uneb) e Natacha Stefanini Canesso (UFBA).


