A Universidade Católica de Pernambuco está realizando, agora no mês de janeiro, o curso FormAção: Extensão Universitária e Aprendizagem + Serviço. O curso é voltado para todos os professores e professoras da instituição, principalmente aqueles que vão desenvolver atividades de extensão nos próximos semestres. Os encontros fazem parte do processo de curricularização da extensão no ensino superior, que responde como processo de inclusão de atividades de extensão no currículo das graduações.

A Resolução n.07 de 18 de dezembro de 2018, do Conselho Nacional de Educação, estabelece que a partir de 2023 um total de 10% dos créditos curriculares será com atividade de extensão. “A Unicap tem formado os professores para que possamos fazer estas atividades com qualidade, de maneira que o aluno possa aprender e desenvolver competências técnicas e comportamentais e que estas ações possam trazer impactos sociais para as comunidade atendidas”, explica o professor e assessor de Extensão  da Universidade Católica de Pernambuco, João Elton de Jesus.

João completa explicando que a ideia é que estes projetos não sejam somente ações que a instituição aplique nas comunidades, mas que estas ações possam ser pensadas em conjunto por professores, alunos e representantes das comunidades para desenvolverem iniciativas das mais variadas áreas como saúde, comunicação, educação, direito, entre outras.

A professora de Jornalismo Aline Grego participou da primeira turma, que teve início no dia 09 de janeiro e segue até o dia 13.” O curso está sendo muito interessante pela própria discussão sobre a questão da extensão e também por envolver professores de diferentes cursos da universidade. Assim conseguimos perceber as diversas possibilidade de atuação e de ação das práticas de extensão que serão desenvolvidas agora em 2023″, afirma Aline.

Professora Aline Grego ao lado do professor João Enton.