
Os professores Juliano Domingues e Cláudio Bezerra, docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) — sendo o professor Juliano também integrante do Programa de Pós-Graduação em História da Unicap — acabam de ter um artigo publicado na International Journal of Cultural Policy, uma das revistas de maior prestígio internacional na área de políticas culturais. O periódico é classificado no estrato Q1, o que significa que integra o seleto grupo das 25% publicações mais relevantes do mundo em seu campo, com fator de impacto 1.3 (2023) e Índice H 58.
Intitulado “The Bolsonaro effect on audiovisual promotion policy in Brazil”, o artigo examina os aspectos políticos da crise na política de fomento ao audiovisual no Brasil durante o governo Jair Bolsonaro (2019–2022). A pesquisa analisou dados de questionários aplicados a produtores independentes, técnicos e analistas da Agência Nacional do Cinema (Ancine), além de informações provenientes de relatórios oficiais e da imprensa especializada.
Entre os principais resultados, o estudo destaca que, apesar dos esforços do governo para paralisar ou desestabilizar as políticas públicas de fomento ao audiovisual, a força institucional da Ancine e a mobilização dos produtores independentes foram decisivas para impedir a completa desarticulação do setor. Os autores também ressaltam a necessidade urgente de regulamentação do mercado de streaming no Brasil, em especial considerando os impactos econômicos e sociais gerados pela pandemia de COVID-19.
A publicação é resultado de um projeto de pesquisa em andamento, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto envolve a participação de professores-pesquisadores, mestrandos, doutorandos e estudantes de iniciação científica da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), além de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O artigo completo está disponível no link: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10286632.2025.2470819
