A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Profa. Valdenice Raimundo, a professora dos cursos de História e do Mestrado Profissional em História, Lídia Rafaela e Carla Teixeira, coordenadora da Pós-Graduação Stricto Sensu e professora dos cursos de Jornalismo e do Mestrado em Indústrias Criativas estarão apresentando suas pesquisas no próximo mês de julho na Universidade de São Paulo (USP), no 3º Encontro Continental de Estudos Afro-Latino-Americanos – ALARI 2024. O evento é uma promoção do University Consortium for Afro-Latin American Studies, em colaboração com a Universidade de São Paulo e o Institute for Afro-Latin American Research do Hutchins Center for African and Afro-American Research da Universidade de Harvard.
Elas estarão no Painel Cultura Negra entre Memória, Identidades e Resistência, coordenado pela professora Lídia Rafaela, ao lado do professor e pesquisador Paulo Almeida, da Universidade Federal do Acre. O painel propõe a reflexão interdisciplinar sobre experiências e práticas de vivência da cultura negra no trânsito cultural do Atlântico Negro em diferentes temporalidades.
A doutoranda em Psicologia pela Unicap, a socióloga e pesquisadora Lilian Alves Machado, irá participar do painel Juventudes Y Adolescencias Afectadas. Lilian apresenta o trabalho “Escrevivências da violência sexual contra meninas negras”. Já a egressa do Doutorado em Psicologia, pesquisadora Maria Conceição Costa, também estará no Alari, como coordenadora do Painel Educação. Ela apresenta ainda o trabalho “Por uma formação antirracista em Psicologia: Experiências em letramento racial”.
Conheça os trabalhos:
Painel Cultura Negra entre Memória, Identidades e Resistência
Lídia Rafaela: “O lugar das festas oitocentistas nas resistências e identidades negras em Pernambuco.”
Valdenice José Raimundo: “Vozes libertárias arrebentam correntes: a poesia de Abena Busia e Odailta Alves”
Carla Teixeira: “Tecnologias ancestrais e combate à intolerância religiosa no jogo Contos de Ifá”
Paulo Roberto de Almeida: “O Lugar do Teatro de Revista no Debate sobre a Questão Racial Brasileira”